O prazo para a construção do Viaduto Carlos Rivaci Sperotto, em Esteio, deve sofrer alterações em breve. Embora a ordem de início das obras da elevada inacabada, que ligará as BRs 116 e 448 (via Avenida Celina Kroeff), tenha sido assinada em 5 de novembro de 2024, com prazo de oito meses para o trabalho ser concluído, sua execução esbarrou nos trâmites de elaboração de projetos.
Foto: Amanda Krohn/Especial
A menos de três meses de encerrar o prazo (em julho), o projeto executivo ainda está em processo de finalização. “A empresa responsável pela execução das obras fez ajustes no projeto e o depositou, nesta segunda-feira (14), para análise dos técnicos da pasta”, explica a titular da pasta municipal, Priscila Moreira Lucas.
De acordo com Priscila, “tão logo essa etapa seja concluída, o que deve ocorrer nas próximas semanas, começam as obras no local, com a colocação das estacas”.
Veja também: Região contabiliza 212 casos de dengue; tendência é de aumento em abril e maio
Ela afirma que, devido a esses ajustes, o tempo de conclusão das obras sofrerá alterações. “A SMGG e a empreiteira contratada farão ajustes no cronograma, que deverá ser definido quando do início efetivo das obras.”
Mobilização
O viaduto fazia parte do complexo viário da BR-448, inaugurado em dezembro de 2013, mas a obra acabou não sendo finalizada pelo governo federal. Abandonada – até a implosão dela foi cogitada em Esteio –, a obra agora deve sair do papel graças à parceria da Prefeitura e do governo do Estado, firmada em 2022, em busca de melhorar o trânsito no entorno do Parque Assis Brasil, principalmente em dias de Expointer.
Em 2024, após licitação concluída, foi assinada a autorização de início das obras em novembro. O nome do viaduto (oficializado durante a Expointer 2024) é uma homenagem a Carlos Rivaci Sperotto, ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), falecido em dezembro de 2017.