O que é neuralgia do trigêmeo, a “pior dor do mundo”; mineira opera amanhã (27)

Nesta sexta-feira (26), a estudante mineira Carolina Arruda, retomou tratamento para neuralgia do trigêmeo, condição conhecida como “a pior dor do mundo”. Amanhã (27), após uma bateria de exames pré-operatórios – avaliações médicas, exames de sangue, raio-x e eletrocardiograma –, Carolina vai fazer uma cirurgia.

Entenda o caso de Carolina

A cirurgia de Carolina vai ocorrer na Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas. O procedimento vai implantar neuroestimuladores, dispositivos avançados para bloquear a transmissão de dor ao cérebro.

O caso da mineira é raro, pois a neuralgia afeta ambos os lados do rosto de Carolina. Portanto, os implantes serão em dois locais: na medula espinhal e no Gânglio de Gasser.

Além disso, devido à raridade do caso, os médicos vão confirmar o local exato da dor através de um bloqueio teste com aplicação de anestésico próximo ao nervo trigêmeo. O nervo trigêmeo é o principal nervo da face e responsável por todas as sensações no rosto.

A cirurgia, prevista para iniciar às 9h de sábado (27), deve durar cerca de três horas e será realizada por quatro médicos e um cirurgião bucomaxilo de Alfenas e Brasília.

Após o implante, a mineira vai passar por um período de adaptação aos neuroestimuladores, com ajustes no aparelho durante duas a três semanas.

“A pior dor do mundo”

Carolina, de 27 anos, mora em Bambuí, onde cursa medicina veterinária no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), mas nasceu em São Lourenço, cidade próxima de Alfenas.

A mineira convive com a neuralgia do trigêmeo desde os 16 anos. E “a pior dor do mundo” a levou até a iniciar uma campanha online para arrecadar fundos para realizar o procedimento de eutanásia na Suíça.

A neuralgia do trigêmeo ocorre pela inflamação do nervo trigêmeo

Nervo trigêmeo e áreas de dor da neuralgia do trigêmeo. Imagem: Johns Hopkins Medicine/Reprodução.

A neuralgia do trigêmeo é uma condição que causa dor facial muito forte, como um choque ou queimação, geralmente em um lado do rosto. Assim, a dor pode ser tão intensa que atrapalha a vida das pessoas.

No caso de Carolina, é ainda pior porque ela tem neuralgia do trigêmeo nos dois lados do rosto.

Afeta sensibilidade da face

A causa mais comum é um vaso sanguíneo apertando o nervo trigêmeo, que controla a sensibilidade da face. Mas outras doenças, como esclerose múltipla ou tumores, também podem causar a neuralgia.

A dor pode aparecer em tarefas rotineiras ou sensações comuns, como lavar o rosto, escovar os dentes ou até sentir um vento frio. Desse modo, a imprevisibilidade da dor pode causar ansiedade e medo nas pessoas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por um neurologista ou neurocirurgião, que conversa com o paciente e faz um exame físico.

Em alguns casos, os médicos realizam exames de imagem, como ressonância magnética, para descartar outras condições que podem causar dor facial.

O tratamento da neuralgia do trigêmeo é personalizado para cada paciente. Dessa forma, começa geralmente com medicamentos anticonvulsivantes como carbamazepina e oxcarbazepina. Se os remédios não funcionarem, a cirurgia pode ser uma opção.

Opções cirúrgicas como descompressão microvascular, rizotomia por radiofrequência ou a técnica do balão de compressão podem ser consideradas.

Embora seja uma condição crônica, a maioria dos tratamentos pode controlar a dor dos pacientes, resultando, portanto, em uma qualidade de vida melhor.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post O que é neuralgia do trigêmeo, a “pior dor do mundo”; mineira opera amanhã (27) appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.