Região de Piracicaba ganha 40,6 mil habitantes em dois anos, diz IBGE; veja dados por cidade


Maior aumento proporcional ocorreu em São Pedro (SP) e o menor foi em Charqueada (SP). Na proporção, São Pedro (SP) registrou o maior aumento populacional
Reprodução/EPTV
A região de Piracicaba (SP) ganhou 40,6 mil novos habitantes nos últimos dois anos, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (29). Em percentual, o aumento foi de 3,2%.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
De acordo com as estatísticas, o maior aumento proporcional aconteceu em São Pedro (SP), 3,84%, enquanto o menor foi em Charqueada (1,69%).
Já em relação aos números absolutos, as cidades que mais ganharam novos moradores são as mais populosas: Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste. Confira no quadro a seguir:

Os dados também mostram que as três cidades mais populosas abrigam 70,9% dos moradores da região.
Este cenário reflete uma tendência nacional. O estudo mostrou que, no Brasil, 65,7 milhões de pessoas, ou 30,9% do total, estão distribuídas em 48 municípios com população maior que 500 mil habitantes, ou 0,9% dos municípios brasileiros.
Outra parte considerável da população, cerca de 27,3% (58,0 milhões), está nos 339 municípios com população entre 100 mil e 500 mil, que correspondem 6,1% do total de municípios.
Esse fenômeno é um reflexo do processo de distribuição da população no território, explica Marcio Minamiguchi, gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE.
“Embora atualmente os maiores centros urbanos já não apresentem o grande crescimento do passado, eles ainda possuem o peso demográfico que vem de um processo de concentração de algumas décadas. E ao longo dos anos, vários municípios acabaram superando a marca dos 500 mil habitantes”, afirma o pesquisador.
Imagem aérea da região central de Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Entenda como são calculadas as estimativas
Segundo o IBGE, as estimativas da população residente nos municípios foram calculadas com base nas “Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024”, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022.
“As populações recenseadas nos municípios nos dois últimos Censos foram ajustadas e serviram de base para o estabelecimento da tendência de crescimento da população para as estimativas da população até a data de referência, em 1º de julho de 2024”, explica Minamiguchi.
“A cada ano são incorporadas nas estimativas municipais de população as alterações de limites geográficos que porventura aconteçam entre os municípios”, complementa o pesquisador.
Imagem aérea de Águas de São Pedro (SP)
Reprodução/ EPTV
Por outro lado, a região tem duas cidades (Águas de São Pedro e Mombuca) com menos de 5 mil habitantes.
No cenário nacional, os municípios menos populosos, com até 5 mil habitantes, são 23,1% do total (1.288) de municípios e somam apenas 2,0% da população (4,3 milhões).
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.