Demorou, mas enfim se aqueceu o movimento em busca de chocolate e itens de Páscoa no comércio de Canoas. Mirando a celebração que ocorre no domingo (20), a manhã desta quarta-feira (16) era de procura nas lojas da cidade que investiram no setor.
Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL
A reportagem do DC circulou por alguns estabelecimentos e observou que, embora seja um item almejado, o popular ovo de Páscoa não é o mais procurado. De olho na economia, muitos preferem garantir a cesta do coelho com bombons.
A aposentada Clotilde Campeol, 84 anos, garantiu as compras com variadas caixas de bombons. Isso porque possui, ela conta, netos e bisnetos para agradar.
“Se pudesse, eu comprava ovos de Páscoa para todo mundo, mas acho que não deixar ninguém sem caixa de bombom, hoje em dia, com tudo tão caro, já é negócio”, explicou a aposentada.
De olho nos preços, Clotilde disse inclusive que “peregrinou” até encontrar o endereço com o melhor preço, única maneira de garantir “lembranças” para todos no domingo de casa cheia.
“Pesquisei muito antes de tirar o dinheiro do bolso”, defende. “Sei que a situação não está fácil, mas a gente tem que pechinchar. Não dá para deixar uma data bonita assim passar em branco.”
Há ovos de todos os tamanhos e com preços variados, contudo, os mais procurados são aqueles ligados a algum tipo de personagem infantil ou que estão recheados não apenas de chocolate, mas, igualmente, de brinquedos.
“Meus guris querem ovos com brinquedos, mas tenho um limite para gastar”, salienta Ana Clara Sarmento. “Por enquanto, estou dando uma pesquisada, mas se apertar o dinheiro no bolso, eles vão ter que se contentar com ovos sem brinquedo mesmo”, diz a professora com 46 anos.
Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL
Combo completo
Sócios da Lola Doces em Canoas, Matheus Oliveira e Fernando Lemos confirmam que o momento é bom e que, além dos chocolates, os clientes entram na loja e garantem cestas, palhas e o que mais pensem ser necessário.
“O cliente chega para comprar chocolate, mas se encanta pelas cestas e já quer comprar palha também montar um kit bem bonito para a Páscoa. Isso é muito legal”, diz.
Fernando aponta que as compras de Páscoa impulsionam até mesmo a compra de outros itens para presente à disposição na loja.
“Acontece muito aqui na loja aquela compra agregada, em que a pessoa leva o que veio buscar e mais um item ou outro de bazar, ótimo para nós”, afirma.
Estratégico para o varejo
E nem só de chocolate vive a Páscoa atualmente. Tradição ao longo de décadas, o ovo de chocolate hoje é também substituído por presentes alternativos e úteis, como roupas, cosméticos, livros e jogos, que representam entre 15% e 20% das vendas no período, segundo a Associação Gaúcha do Varejo (AGV).
Em 2025, aponta a entidade, é que esta tendência seja fortalecida. Com a alta nos preços dos chocolates, há uma expectativa de crescimento de até 10% na fatia de produtos que não pertencem ao segmento tradicional.
A AGV acredita que este é o momento de o varejo enxergar essa mudança de comportamento como uma oportunidade real. Investir em vitrines temáticas e oferecer produtos com apelo de presente pode atrair novos consumidores e ampliar o faturamento da data.
“A Páscoa surge neste ano como uma grande oportunidade para o varejo”, afirma. “Nos anos anteriores, já houve aumento nas vendas de produtos complementares, mas como o preço do chocolate aumentou muito, o período se tornou estratégico para o setor varejista”, explica o presidente Vilson Noer.
Mãe de uma menina com 8 anos, a gerente comercial Lúcia Machado, 36 anos, conta que a filha pediu um boneco de pelúcia do desenho Lilo & Stitch, da Disney, o que para ela, acabou sendo um alívio.
“Fiz a proposta se ela preferia o brinquedo ou chocolate. Como ela escolheu o brinquedo, passei na Super Legal e comprei sem nem pensar duas vezes”, revela. “O preço dos ovos de Páscoa subiu muito e, para mim, chocolate é sinônimo de cárie, então são dois problemas a menos”.
Preço do cacau em alta
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Everton Netto avalia que o momento é desafiador para o setor. Isso devido ao preço do cacau, que compromete a produção e acaba impactando os preços para microempresas.
“As condições climáticas estão impactando enormemente a produção do cacau”, esclarece. “O mercado aponta um aumento do cacau em 18% no comparativo ao mesmo período do ano passado”, aponta. “Uma estratégia é o uso da criatividade com bombons, biscoitos e outros doces que podem garantir que o consumidor possa presentear”.
Ainda segundo o presidente da CDL, é importante entender que o consumidor de Canoas dá preferência a vitrines temáticas e comunicação alusiva à data como chamariz para as boas vendas.
“Notamos em pesquisas que existe a preferência por vitrines temáticas e comunicação alusiva à data”, frisa. “A Páscoa tem um apelo sentimental muito forte, então é possível trabalhar bem neste sentido. A preferência, obviamente, continua sendo por chocolate, mas notamos que todos os segmentos conseguem faturar na data”, conclui.