Governo Federal revela modalidades de esports mais populares no Brasil

O Governo Federal revelou nesta semana os resultados de uma consulta pública que apontou as modalidades de esports mais populares no Brasil. A Secretaria Nacional de Apostas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, vinculada ao Ministério do Esporte, coordenou a iniciativa, realizada por meio da Plataforma + Brasil entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março de 2025.

A consulta teve como objetivo atualizar a lista de modalidades de esports que o Ministério do Esporte incluiu na Portaria MESP nº 125. De acordo com o Governo Federal, isso foi necessário porque tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não possuíam dados oficiais sobre a prática dessas modalidades no país.

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Foto: Divulgação/Valve

Além disso, o Governo Federal revelou que durante o processo, especialistas, operadores e demais interessados no segmento contribuíram com opiniões. O levantamento apontou as oito modalidades mais populares entre os jogadores e a comunidade competitiva nacional.

Governo Federal identifica ranking de modalidades nos esports

De acordo com o secretário nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, Giovanni Rocco, o mercado de esports no Brasil tem se desenvolvido rapidamente. Ele destaca que os investimentos contínuos e a base de fãs em crescimento contribuem para a expansão da modalidade em todo o território nacional.

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Riot
  1. Counter Strike (CS) – 90,7%
  2. League of Legends (LoL) – 87%
  3. Valorant – 69,2%
  4. Free Fire – 55,3%
  5. FIFA – 52,3%
  6. Dota – 43,07%
  7. Fortnite – 43,07%
  8. E-Football – 38,4%

A consulta pública também abordou a percepção sobre quais modalidades de esports deveriam receber reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional. As respostas demonstraram apoio significativo à inclusão de diversos jogos. Entre eles, League of Legends (93,8%), Counter Strike (90,7%), Valorant (78,4%), FIFA (75,3%), Dota (70,7%), Fortnite (70,7%), Free Fire (64,6%) e E-Football (64,6%) nos Jogos Olímpicos.

Fonte: GOV

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