A Niantic anunciou a demissão de 68 funcionários, semanas após concluir a venda da divisão de videogames à publicadora Scopely por US$ 3,5 bilhões. A medida faz parte de um plano de reestruturação, com foco em transformar a empresa em uma organização mais enxuta e orientada ao setor de inteligência artificial geoespacial.
O CEO da Niantic, John Hanke, comunicou a decisão internamente em 20 de março deste ano, por meio de um e-mail direcionado aos colaboradores. Assim, no texto, ele afirmou que a reorganização visa reposicionar a empresa como uma “organização em estágio inicial”, com estrutura semelhante à de uma startup.
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“Após muita consideração, percebemos que alguns cargos não seriam mais necessários, considerando nosso novo foco”, escreveu Hanke. “Essas decisões nunca são fáceis e, de forma alguma, refletem o desempenho das pessoas afetadas. Entendemos o impacto que isso tem sobre suas vidas.”
Niantic foca em IA e reduz quadro de funcionários
O número exato de trabalhadores afetados veio à tona por meio de um relatório publicado na Califórnia, como parte do programa Worker Adjustment and Retraining Notification (WARN). De acordo com o documento, os 68 desligamentos ocorrerão oficialmente em 20 de maio, exatamente dois meses após o comunicado inicial.
Dessa forma, a venda da divisão de jogos para a Scopely, empresa controlada por um fundo da Arábia Saudita, representa uma mudança significativa na estratégia da Niantic. Conhecida por títulos como Pokémon GO e Pikmin Bloom, a companhia agora pretende concentrar seus esforços na Niantic Spatial Inc. Ela é uma nova subsidiária dedicada a soluções em geolocalização e realidade aumentada.
Assim, com a mudança, a Niantic busca alavancar a experiência em realidade aumentada e dados geoespaciais para novos segmentos. Além disso, a companhia confirmou que a mensagem de Hanke corresponde ao relatório divulgado. Entretanto, afirmou que não fará comentários adicionais sobre a decisão neste momento.
Fonte: Game Developer