Moradores de Novo Hamburgo comemoraram a implementação da Linha do Trabalhador e outros dois trajetos a partir do dia 1º de maio no transporte coletivo municipal. Conforme o poder público, proposta partiu de demandas encaminhadas pela própria comunidade.
Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial
“Compilamos as demandas e percebemos a necessidade de melhorar o atendimento”, afirma o gerente da Viação Santa Clara (Visac), Fernando Silveira. A Linha do Trabalhador vai partir do bairro Liberdade.
A saída será às 5h30 na sede da Pulse (antiga SX Negócios) e terá o itinerário passando pelos bairros Rondônia, Canudos, Imigrante, São Jorge, São José, Rincão, Operário, Centro e Ideal. Na sequência o ônibus retorna à empresa.
Além da Pulse, negócios às margens da RS-239 também serão atendidos pelo itinerário. “A Beira Rio (em Canudos), a Wolfstore e a Havan, que deve inaugurar a loja ainda este ano”, explicou o diretor de Transporte Público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), Eliseu Raimundo.
Outras soluções foram a linha Esmeralda x Boa Saúde, via Canudos e a Fundação Liberato x Boa Saúde. Atualmente, quem faz o percurso precisa utilizar dois ônibus. “É uma melhoria e tanto. Hoje as pessoas precisam ir até o paradão e depois pegar outro transporte”, diz a moradora do Boa Saúde, Aly Nunes, 30 anos.
A trabalhadora diz que usa o ônibus apenas para voltar do serviço, localizado no Centro. “Para ir consigo carona, no horário que volto [15h30] é bem tranquilo. No fim da tarde o ônibus vem lotado.”
Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial
Outro morador do Boa Saúde, Cláudio Almeida, 45 anos, disse que é usuário frequenta do transporte coletivo. “Hoje em dia são poucos horários, principalmente para sair de manhã é mais difícil, espero que melhore”, completa.