China investe US$ 6,1 bilhões em megaprojeto de centro de dados computadores

A China está investindo mais de 43,5 bilhões de yuans (US$ 6,12 bilhões) em um projeto nacional para construir centros de dados para computadores nos últimos anos, anunciou um alto funcionário do governo nesta quinta-feira (29), em meio a restrições de exportação de tecnologia dos Estados Unidos.

Liu Liehong, chefe do Departamento Nacional de Dados da China, divulgou o valor, atualizado até o final de junho, em uma conferência do setor na cidade de Guiyang, no sudoeste do país, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

EUA visa forçar cidadãos a denunciarem produção de supercomputadores para China

Pequim lançou oficialmente a iniciativa, apelidada de “Dados do Leste, Computação do Oeste“, no início de 2022, como parte do esforço do presidente Xi Jinping para construir uma “China digital”.

Centro de dados da China aumenta tensão com EUA

O investimento maciço da China em computação ocorre em um momento em que o país enfrenta crescentes restrições dos Estados Unidos, que limitaram as exportações de alguns produtos de computação avançados, incluindo os da líder do setor, NVIDIA, nos últimos anos.

Em resposta, a China tem intensificado seus esforços para desenvolver suas próprias capacidades de computação avançada.

Leia mais:

O projeto “Dados do Leste, Computação do Oeste” inclui planos para construir oito grandes centros de dados, localizados principalmente nas regiões ocidentais. Essa estratégia visa utilizar os abundantes recursos energéticos do oeste e transferir a capacidade de computação para os centros econômicos ao longo da costa.

Além dos gastos diretos do governo, Pequim também procurou atrair outros tipos de investimento, incluindo capital privado.

Os oito centros de dados atraíram mais de 200 bilhões de yuans em investimento total, disse Liu.

Ele acrescentou que o projeto instalou mais de 1,95 milhão de racks de servidores, com cerca de 63% deles atualmente em uso.

Fonte: Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.