
Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer no Rio; monte o seu roteiro. Os próximos dias têm como destaque na agenda cultural do Rio a versão 2025 do Queremos! Festival, com apresentações de artistas como Liniker, Amaro Freitas e Nabiyah Be em diferentes palcos entre quinta (10) e domingo (13).
Também estreiam no fim de semana uma expressão sobre Paulo Gustavo no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) a partir de domingo e, despertando gatilhos de nostalgia infantil, o espetáculo “TV Colosso, o musical” no Teatro Multiplan, sábado (12).
Veja abaixo dicas de cultura e lazer no Rio.
A partir de quinta-feira (10)
Amaro Freitas
Micael Hocherman
Queremos! Festival
O Queremos! Festival chega a sua sexta edição entre 10 e 13 de abril com um novo formato: os artistas escalados vão se dividir em quatro palcos – Vivo Rio, Circo Voador, Marina da Glória e Teatro Casa Grande.
Amaro Freitas, Anelis Assumpção, Arnaldo Antunes, Liniker, Luedji Luna, Nabiyah Be, Sophia Chablau & Felipe Vaqueiro e Yago Oproprio, além das atrações internacionais Hermanos Gutiérrez e Yaya Bey, são os nomes confirmados no lineup, divididos da seguinte forma:
Leila Pinheiro e Roberto Menescal
Em comemoração aos seus 120 anos, a Light apresenta a primeira edição do festival Casa Light, com uma programação especial no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. O evento, que conta com encontros memoráveis da Música Popular Brasileira, estreia com show de Leila Pinheiro e Roberto Menescal.
Sexta-feira (11)
Tiee, Fundo de Quintal e Revelação
Nesta sexta-feira (11), o Espaço Hall receberá três nomes de peso do samba: o cantor Tiee e os grupos Fundo de Quintal e Revelação. O evento faz parte do projeto “Encontro de Gerações” e traz três shows completos a partir das 21h30.
Sabado (12)
Memórias do Samba: Terreiros
Show ‘Memórias do Samba: Terreiros’
Reprodução
O show “Memórias do Samba: Terreiros” promove o encontro de Teresa Cristina com a Velha Guarda da Mangueira neste sábado (12) na Areninha Cultural Renato Russo, no Parque Poeta Manuel Bandeira, Cocotá. A ideia é resgatar os sambas de terreiro e homenagear as Velhas Guardas que mantêm essa chama acesa há tantas gerações. O evento também contará com um pré e pós-show animado pelo Pagode do Marinho.
Domingo (13)
Samba de Caboblo pra Jorge
O evento “Samba de Caboclo pra Jorge” propõe unir cultura popular, religiosidade e muita música em uma tarde de celebração a São Jorge na Quadra da Beija-Flor, em Nilópolis. A programação inclui apresentações de Leandro Sapucahy, do grupo Quintal da Magia e da Bateria Soberana da Beija-Flor, trazendo ao público um repertório que mistura samba de raiz, pontos de umbanda e elementos da musicalidade afro-brasileira. O evento homenageia o sincretismo religioso e as tradições das religiões de matriz africana, com forte presença simbólica de São Jorge e dos caboclos. Os ingressos estarão à venda na entrada da quadra. A produção recomenda chegar cedo para aproveitar toda a programação e garantir um bom lugar.
TV Colosso, o musical
Cena de ‘TV Colosso, o musical’
Divulgação
O espetáculo “TV Colosso, o musical” estreia no Rio de Janeiro, no Teatro Multiplan, comemorando os 30 anos da série de sucesso da TV Globo. Com direção artística de Luiz Ferré, roteiros de Adão Iturrusgarai e André Catarinacho, e colaboração final de Thereza Falcão, o musical leva aos palcos Priscila e os personagens originais da TV Colosso em uma história cheia de aventura. O espetáculo chega ao Rio de Janeiro em curta temporada, de 12 de abril a 11 de maio, com sessões aos sábados e domingos. O musical é uma realização da Globo em parceria com Criadores e Criaturas, Inova Brand, Ziss Produções, e Everybody Entretenimento, apresentado e patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Em Nome da Mãe
A peça “Em Nome da Mãe”, que chega ao Teatro Adolpho Bloch nesta quinta (10) promete trazer ao público uma desconstrução da imagem de Maria. O monólogo, protagonizado pela atriz Suzana Nascimento, explora os arquétipos da alma feminina, passando pela virgem, mulher, mãe, feiticeira e anciã, e também os entrelaçamentos dessa narrativa milenar com a sociedade atual. Com pitadas de humor, a peça intercala a jornada de Miriam (nome original de Maria em hebraico) com memórias afetivas da atriz e questões atuais que apontam comportamentos patriarcais e machistas ainda hoje adotados. A direção é de Miwa Yanagizawa.
Exposições
‘Rir, um ato de resistência’
Paulo Gustavo
Fábio Bartelt/Divulgação
A exposição “Rir, um ato de resistência” homenageia o legado de Paulo Gustavo, um dos maiores talentos do humor brasileiro, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Com uma abordagem imersiva e sensorial, a mostra convida o público a vivenciar de perto a essência do artista através de registros de sua vida pessoal e profissional, figurinos icônicos e sua admiração por obras contemporâneas. Idealizado pela família e com curadoria de Nicolas Martin Ferreira e co-curadoria de Juliana Cintra, o projeto celebra a irreverência, energia vibrante e amor pela arte de Paulo Gustavo.
Dividida em cinco galerias, a exposição apresenta registros inéditos de sua infância e juventude, além de figurinos icônicos de personagens inesquecíveis. Os visitantes poderão interagir com cenografias envolventes, reviver cenas marcantes de sua carreira e assistir a um curta-metragem exclusivo em um ambiente inspirado em uma sala de cinema.
‘Entre o mar, o rio e a pedra’, de Marcelo Silveira
Obra ‘Hotel Solidão’, de Marcelo Silveira
Flávio Freire/Divulgação
Termina no sábado (12) a exposição “Entre o mar, o rio e a pedra”, com obras de Marcelo Silveira, na Nara Roesler. Em sua primeira individual no Rio de Janeiro, o artista pernambucano nascido em 1962, e que se consolidou ao longo de 40 anos de trajetória, mostra esculturas em madeira cajacatinga, usada à exaustão em engenhos de açúcar no sul de Pernambuco, por sua resistência à água. A exposição apresenta obras das séries “Bolofotes”, “Sementes”, “Peles”, “Cabeludas” e “Hotel Solidão”, selecionadas pelo artista em conjunto com o núcleo curatorial da Nara Roesler.
Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias
A exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias” celebra a ligação entre Rio e Niterói e busca preservar a memória de um importante patrimônio nacional. A mostra, que será exibida no Centro Cultural Correios, conta com totens exibindo vídeos, uma linha do tempo da Ponte, fotos da construção e do dia da inauguração, além de depoimentos de pessoas cujas vidas se conectam à história da Ponte. A exposição é uma prévia do Memorial Ponte Rio-Niterói, que será inaugurado na Ilha da Conceição, em Niterói.
Eventos abertos e feiras
Favela Gastronômica
Evento Favela Gastronômica
Divulgação
A segunda edição da Favela Gastronômica ocupará a Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no sábado e domingo (12 e 13). Com entrada gratuita, o evento, idealizado pela ONG Voz das Comunidades, valoriza a culinária das favelas e fortalece negócios locais, unindo gastronomia, cultura e impacto social. Com o tema “Onde ser cria tem um sabor diferente”, a feira retorna com uma estrutura quatro vezes maior que a do ano anterior e o dobro de empreendedores gastronômicos.
Além da gastronomia, a Favela Gastronômica oferece apresentações de artistas como Leandro Sapucahy, Marquinhos Sensação e Renan Oliveira, além de DJs que celebram os ritmos das periferias. O evento também conta com o espaço Cozinha Show, onde chefs convidados realizam demonstrações ao vivo de técnicas e receitas.
Feira ‘O Fuxico’
A feira “O Fuxico” está de volta a Ipanema, no sábado e domingo (12 e 13), com uma programação que reune cultura, moda, gastronomia e música. A edição deste mês terá como atrações musicais DJ Alive Pop Up, Harmonia Carioca, Bordel Lúdico, Cassiano Cardoso e Betta.
Programação:
Dia 12/04 – sábado
14h – Dj Alive pop up – MPB e pop
15h – Harmonia Carioca – Jazz
18h – Bordel Lúdico – Rock e MPB
Dia 13/04 – domingo
15h – Cassiano Cardoso – Mpb e Pop
18h – Betta – Rock
Feira do Podrão
A Feira Nacional do Podrão retorna à Duque de Caxias para sua 25ª edição, sábado e domingo (12 e 13), das 12h às 22h, na Praça Humaitá, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. O evento gastronômico e cultural contará com clássicos podrões como a famosa “Batata Frita de Marechal Hermes”, “Hambúrguer de Três Quilos”, “Cachorro-Quente de 120 centímetros”, “Churrasco”, “Torre de Churros”, “Sorvete na Chapa” e outras delícias de expositores locais. Além das opções gastronômicas, o evento terá uma área exclusiva para crianças com monitores e brinquedos infláveis, como Touro Mecânico, Grande Tobogã, Discoplay, Jacaré Inflável, Cama Elástica e Pula-pula Inflável. A programação musical inclui DJ nos dois dias, roda de samba e pagode com Grupo Dez Mais no sábado e Grupo Início no domingo.
Leblon Rooftop Wine Jazz Festival
Pretinho da Serrinha
Divulgação/Leo Aversa
De sexta (11) a 27 de abril, o terraço do Shopping Leblon recebe a quarta edição do Wine Jazz Festival, realizado pela WineHaus. O evento celebra o Dia Internacional do Jazz com 14 dias de música ao vivo, vinho e gastronomia, em um ambiente sofisticado com vista para as praias do Leblon e de Ipanema e para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
O público poderá degustar mais de 60 rótulos de vinhos, incluindo desde pequenos produtores italianos até marcas consagradas como a francesa Whispering Angel. A programação musical inclui apresentações de Alma Thomas, Mart’nália, Mel Lisboa, Pretinho da Serrinha, entre outros, com tributos a artistas como Amy Winehouse, Beyoncé, Elton John e Sade.
Programação:
Sex.11 : Grand Opening w/ Bossa Jazz by Alma Thomas
Sáb.12 : Rose Sunset w/ Imbá Canta Beyonce #BeyonSunset
Dom.13 : Italian Brunch : Tributo Amy Winehouse, Rafael Direito & More…
Qui.17 /Véspera de Feriado : Elton John Tribute by Rafael Direito
Sex.18 /FERIADO : SADE Under the Stars by Alegria
Sáb.19 : Folklore Sunset w/ Duoderiz & The Flame Orchestra + Mea Brass Band + DJ Rafa M
Dom.20 /Véspera de Feriado : Paella del Cielo by Rafa Gomes & Thay Saraiva w/ Bianca Chami, Carol Emmerick,
Seg.21 /Feriado : WeLoveGal w/ Gal Costa in Jazz com Aline Paes e BondeSom + Jazzeria
Ter.22 /Véspera de Feriado : A Taça de Vinho é Nossa : Flamengo x LDU w/ BLOCO DA AMY, El Miraculoso SambaJazz, Fill The Cup DJs, Jazzy Joe e Rafa M
Qua.23 /Feriado : Feijoada de São Sebastião by Pedro Benoliel w/ MART’NALIA
Qui.24 : Mel Lisboa canta Rita Lee
Sex.25 : Uma noite com Nina Simone by Alma Thomas +
Sáb.26 : WINE.BBQ : Rafael Direito, TBA
Dom.27 : Pretinho da Serrinha
Lançamento de livro
‘Musicoterapia para todos: vivências cotidianas’
osé Henrique Nogueira lança o livro ‘Musicoterapia para todos: vivências cotidianas’
Divulgação
O musicoterapeuta e músico José Henrique Nogueira lança seu quinto livro, “Musicoterapia para todos: vivências cotidianas”, no qual explora as influências sonoras do cotidiano na saúde integral. A obra é direcionada a músicos, professores, musicoterapeutas, pedagogos, terapeutas e amantes da música, apresentando temas como musicoterapia ambiental e a importância do ambiente sonoro. O lançamento contará com uma roda de conversa e uma vivência sonora com o autor.
macaBRo
A mostra de cinema “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2” estará disponível na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio, de 1º a 20 de abril, com toda a programação inteiramente gratuita. Com o objetivo de apresentar filmes de terror/horror 100% brasileiros, produzidos de 2015 até a atualidade, os curadores Breno Lira Gomes e Carlos Primati selecionaram 25 longas-metragens e 11 curtas que exploram o medo e o sombrio, a partir de uma forte experimentação visual e histórias marcantes. A mostra homenageia realizadores como José Mojica Marins, Juliana Rojas, Marco Dutra e Rodrigo Aragão, e inclui debates, palestras e cursos.
Entre os destaques estão a primeira exibição da cópia restaurada de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), de José Mojica Marins, no dia 12 de abril, e a sessão do inédito “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão, no dia 1º de abril. A programação completa está disponível no site. Além dos filmes, haverá atividades extras como o curso “Trajetória do Horror no Cinema Brasileiro”, mesas de debate, bate-papos com realizadores e palestras sobre restauração de obras e histórias de assombração.