Chefe da Polícia Civil no Vale do Paraíba descarta latrocínio em caso de advogado morto a tiros em Taubaté, SP


Vítima do crime, Leonardo Bonafé, de 25 anos, era advogado criminalista e filho do candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga, Flavio Bonafé (MDB). O caso é investigado. Ninguém foi preso. Advogado é morto a tiros em carro na região do Três Marias, em Taubaté, SP
Foto 1: Arquivo pessoal | Foto 2: Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
A Polícia Civil deu início à investigação da morte de Leonardo Bonafé, advogado criminalista e filho de Flávio Bonafé (MDB), candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga, que foi assassinado. O caso aconteceu em Taubaté (SP), na manhã desta quarta-feira (28).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista coletiva no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), o delegado Múcio Mattos – diretor do Deinter 1, que comanda a Polícia Civil na região do Vale do Paraíba – descartou a hipótese de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
“Uma coisa é certa: não foi um latrocínio. Quem praticou essa conduta hedionda não tinha como objetivo o patrimônio. Tinha como objetivo ceifar a vida de um jovem advogado com uma carreira promissora”, disse o delegado.
Delegado Múcio Mattos
Reprodução/TV Vanguarda
Ele afirmou que a polícia trabalha com diversas hipóteses, mas confirmou que, no momento, as duas principais linhas de investigação para a possível motivação do assassinato estão relacionadas ao fato da vítima trabalhar como advogado criminalista ou ao fato do jovem ser filho de um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano.
“Latrocínio não foi. Mas pode ser passional. Pode ser muita coisa. Qualquer coisa que se diga nesse momento é prematuro”, disse.
“A nossa função é apurar. Estamos livres para pensar. A investigação tem 360°, vai para todos os lados. É claro que o caminho que é mais provável se intensifica para não perdermos tempo. Tudo é muito recente. Não tivemos nem condição de falar com o pai e com a família, que está em estado de choque.”
A Polícia Civil deu início às diligências para investigação do crime e afirmou que quer conversar o quanto antes com Flávio Bonafé, o pai de Leonardo, para saber as possibilidades de o crime ter sido cometido por motivação política.
“A investigação está iniciando agora. Não temos o laudo da perícia, não temos o laudo necroscópico. A determinação da Secretaria de Segurança Pública, em razão do pai da vítima ser candidato à Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, é buscar da forma mais rápida possível se (o caso) tem alguma relação com esse fato”, disse Mattos.
“O pai é uma pessoa muito respeitada. A família é muito respeitada e querida. São advogados, atuam na área criminal. E o pai é candidato à Prefeitura de São Luiz do Paraitinga. Esses são os elementos que temos para trabalhar no início”, completou.
Delegado Múcio Mattos
Reprodução/TV Vanguarda
O delegado disse ainda que os criminosos sabiam do local e horário de trabalho de Leonardo Bonafé e que não foram encontrados cartuchos no local do crime, o que sugere que a arma utilizada nos disparos para execução da vítima não era automática ou semiautomática.
“Eles (os criminosos) tinham informação sobre a vítima. Não era um segredo o local de trabalho dela, onde ela recebe os clientes que assiste, mas eles tinham essa informação.”
“Não há cartucho no local do fato. Quando a arma é semiautomática ou automática, o cartucho é ejetado e fica no local em que o disparo foi efetuado, exceto quando alguém tem o cuidado de não deixar isso para trás”, concluiu o Dr. Múcio.
Homem é morto a tiros em carro na região do Três Marias, em Taubaté, SP
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Outro porta-voz da Polícia Civil que participou da entrevista coletiva foi o delegado Vinícius Garcia Vieira, titular do setor de homicídios em Taubaté. Ele afirmou que o celular do advogado morto foi apreendido e será usado durante as investigações.
“O celular da vítima foi apreendido para nortear a nossa investigação. Vamos saber pelo celular se ele estava sofrendo alguma ameaça ou se relatou com as pessoas do seu meio social que estaria com medo de alguma coisa”, disse.
Jovem é morto a tiros dentro de carro em Taubaté; vítima é filho de candidato a prefeito em São Luiz do Paraitinga
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
O crime
Um homem foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (28), na região do Parque Três Marias, em Taubaté (SP). Segundo a família, a vítima do crime é Leonardo Bonafé, de 25 anos, filho do advogado e candidato a prefeito de São Luiz do Paraitinga, Flavio Bonafé (MDB).
O crime aconteceu por volta das 10h10, na rua Newton de Vasconcellos. Segundo a Polícia Civil, a vítima chegava de carro para trabalhar, quando foi atingida por pelo menos três disparos. O homem morreu no local.
Ainda segundo a polícia, o carro usado na ação criminosa foi encontrado queimado na estrada do Sete Voltas, na Zona Rural da cidade.
Leonardo é velado na capela das Mercês, na noite desta quarta-feira (28), em São Luiz do Paraitinga. O enterro será realizado no cemitério da cidade, a partir das 11h desta quinta-feira (29).
Em nota, a assessoria de imprensa de Flávio Bonafé afirmou que o filho “teve seus sonhos interrompidos por um crime bárbaro ainda sem respostas”.
Carro usado na morte de Leonardo Bonafé foi encontrado queimado na estrada do Sete Voltas, na Zona Rural de Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.