A um ano e meio das eleições estaduais, o Partido Renovação Democrática (PRD) já articula sua presença no pleito de 2026 no Rio Grande do Sul. Presidido no estado pelo deputado estadual Elizandro Sabino, o partido projeta disputar cadeiras na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado e integrar uma chapa para o governo do Estado.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
Durante visita à sede do Grupo Sinos em Novo Hamburgo, Sabino destacou os planos da legenda. “A ideia do PRD é estar na chapa majoritária. Queremos capacitar nosso time, formar lideranças proativas que compreendam os princípios da administração pública”, afirmou o parlamentar. Ele esteve acompanhado da presidente da legenda em Novo Hamburgo, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Gislaine Pires.
Encontro Estadual impulsiona pré-candidaturas
As articulações do PRD ganharam força com o Encontro Estadual do partido, realizado no fim de março na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento contou com a presença de prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais de diversas regiões do estado.
Na ocasião, foram abertas as inscrições para as pré-candidaturas aos cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e vice-governador. “Nos alegrou muito o número de pré-candidatos inscritos. Agora o desafio é trabalhar com aqueles que podem concorrer — como vices, vereadores e secretários — mas também com nomes de fora da estrutura atual”, disse Sabino.
Sondagem
Segundo o deputado, a repercussão do encontro estadual já atraiu o olhar de parlamentares de outras legendas. “Alguns colegas nos procuraram, sondando a possibilidade de migrar para o PRD. Ainda é cedo para confirmar qualquer mudança, mas o foco agora é consolidar uma nominata forte para as cadeiras no Legislativo”, declarou.
Zucco e Gabriel Souza
Questionado sobre possíveis nomes para a disputa ao Palácio Piratini, Elizandro Sabino apontou o deputado federal Luciano Zucco (PL) e o vice-governador Gabriel Souza (MDB) como lideranças relevantes para o cenário estadual.
“Gabriel é um político extremamente preparado, foi presidente da Assembleia Legislativa e vejo nele um nome forte para uma disputa de alto nível, como o Rio Grande do Sul merece”, afirmou. Sobre Zucco, Sabino comentou: “Somos alinhados com algumas pautas, mas ainda é cedo para afirmar se ele será candidato, ainda não houve um anúncio formal. É um perfil que está sendo analisado, como tantos outros.” “O PRD está aberto ao diálogo e quer estar ao lado do grupo majoritário que representar o melhor projeto para governar o Rio Grande do Sul”, finalizou.
Articulação avança em Novo Hamburgo
Em Novo Hamburgo, as articulações municipais também já começaram. A legenda trabalha para estruturar diretórios e fortalecer sua base local, em alinhamento com a estratégia estadual de expansão e fortalecimento da sigla.