Arqueólogos acham parte de estátua egípcia desaparecida há 94 anos

Após 94 anos, uma equipe de arqueólogos do Egito e dos EUA encontraram a parte superior de uma importante estátua egípcia.

Em 1930, o arqueólogo alemão Günther Roeder descobriu uma parte inferior da famosa estátua de Ramsés II, um dos faraós mais famosos do Egito Antigo. Roeder encontrou a estátua perto de El Ashmunein, onde ficavam as cidades de Khemnu e Hermópolis Magna.

Já em março de 2024, conforme anúncio da Universidade do Colorado, arqueólogos egípcios e norte-americanos descobriram a parte superior da estátua de Ramsés II, que mede 3,81 metros de altura.

Os arqueólogos encontraram o fragmento em janeiro daquele ano, 94 anos após o arqueólogo alemão encontrar a parte inferior da estátua egípcia que agora tem 7 metros de altura.

A parte superior da estátua de Ramsés II. Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Divulgação

Especialistas do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito analisaram o achado e confirmaram que a estátua é de Ramsés II. O monarca usa uma coroa com o Ureu, adorno em forma de serpente nas coras de deuses e faraós.

Além disso, os arqueólogos ficaram impressionados com o estado de conservação da estátua devido à proximidade da região ao Nilo. Yvona Trnka-Amrhein, que liderou as escavações, ressalta que a estátua egípcia “poderia ser apenas um pedaço de pedra”. Mas, felizmente, o fragmento conseguiu sobreviver ao tempo.

Embora os arqueólogos já soubessem da possibilidade de encontrar a parte superior, a descoberta foi uma surpresa, conforme ressalta Trnka-Amrhein. “Sabíamos que [a estátua] poderia estar lá, mas não estávamos buscando por ela especificamente… Foi uma enorme surpresa”, disse.

Basem Gehad, arqueólogo egípcio que também liderou a missão, submeteu uma proposta ao governo do Egito para reunir as duas partes da estátua.

The post Arqueólogos acham parte de estátua egípcia desaparecida há 94 anos appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.