Ao estudarem a capacidade auditiva dos tubarões, pesquisadores registraram o som que a espécie Mustelus lenticulatus faz quando manuseada. O estudo, publicado esta semana no jornal Royal Society Open Science, é a primeira ocorrência conhecida de tubarões produzindo som ativamente.
Enquanto observava a pequena espécie nativa da região da Nova Zelândia, Carolin Nieder, bióloga marinha e autora principal do estudo, se surpreendeu com os estalos estridentes dos animais. “No começo, não tínhamos ideia do que era, porque tubarões não deveriam fazer nenhum som”, disse.
Por isso, para determinar a fonte real dos sons, a equipe colocou 10 tubarões jovens em tanques com agravadores. Então, eles analisaram as gravações de diferentes equipamentos de áudio. Assim, perceberam que cada um dos tubarões produziu barulhos de alta frequência durante uma fração de segundo. Os sons eram mais comuns no início das gravações, indicando que os animais poderiam estar respondendo ao “susto” com o contato.
A maioria das frequências estava fora do alcance auditivo dos equipamentos, mas dentro do alcance de baleias, por exemplo. Ou seja, isso significa que a comunicação pode servir para assustar predadores maiores. Ouça abaixo:
Como os tubarões produzem som?
Mais de mil espécies de peixes são conhecidas por produzir som, de acordo com a revista Scientific American. No entanto, eles utilizam a vibração de suas bexigas natatórias, órgão cheio de gás que os mantêm flutuantes – que os tubarões não possuem.
Mas ainda restava uma pergunta: como os sons eram produzidos? Para solucionar o mistério, a equipe fez reconstituições 3D das mandíbulas e dentes dos peixes. A hipótese é de que os “cliques” venham dos dentes no fechamento das mandíbulas.
O artigo comprova que os tubarões são capazes de emitir som, porém, resta descobrir se eles ocorrem naturalmente ou só como uma resposta ao manuseio.
Entre outros peixes sonoros, estão as raias e arrais, por exemplo. Cientistas, aliás, já observaram espécies selvagens na Indonésia, Austrália e Mediterrâneo emitindo ruídos semelhantes quando abordadas por mergulhadores.
Como tubarões e arraias divergiram há mais de 200 milhões de anos, é possível de que a produção sonora seja uma característica antiga disseminada entre eles.
The post Pela 1ª vez, cientistas registram som que fazem os tubarões; ouça appeared first on Giz Brasil.