PGR denuncia Nikolas Ferreira ao STF por injúria contra o presidente Lula


O pedido foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal, a quem caberá analisar a acusação formal. Pedido se refere a ocasião em que o deputado chamou o presidente de ‘ladrão’. Deputado federal em primeiro mandato, Nikolas Ferreira (PL-MG) vai presidir a Comissão de Educação.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor de abrir uma denúncia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), acusado de ofender a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pedido foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá analisar a acusação formal. O ministro Luiz Fux é o relator do inquérito, aberto em abril deste ano na Corte.
O caso envolve uma declaração do parlamentar, durante discurso da Cúpula Transatlântica, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em novembro de 2023.
Na ocasião, Nikolas, que é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — adversário de Lula, se referiu ao petista como “um ladrão que deveria estar na prisão”.
Conforme a legislação, quando o crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao Ministério da Justiça encaminhar a denúncia. Após o ocorrido, Ricardo Cappelli, que estava à frente da pasta na época, pediu ao STF a abertura de uma investigação contra o deputado federal.
O g1 entrou em contato com o deputado, que não se manifestou até a última atualização desta reportagem.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.