Os dias de frio que iniciam na região são um alerta para a maior propensão às doenças infecciosas, como a gripe. Para imunizar a população, inicia, na segunda-feira, dia 7, a campanha de vacinação contra a influenza.
EDUCAÇÃO: Lançado edital para construção do campus de Gramado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Foto: Bianca Dilly/Arquivo-GES
As doses começaram a ser distribuídas pelo governo do Estado, na última semana. O primeiro lote conta com com 356 mil doses, sendo que cerca de 2,2 mil foram enviadas para Gramado e Canela. Nas duas cidades, a estimativa é que 33,9 mil pessoas se enquadrem nos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou maior exposição.
INFRAESTRUTURA VIÁRIA: Audiência pública debate demora para conclusão das obras de pavimentação na RS-373 entre Gramado e Santa Maria do Herval
Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos).
ESPORTE: Gramadense está no topo do ranking sul-brasileiro de parapente
De acordo com o governo estadual, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo – após a chegada das doses. Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
Locais de vacinação
A Secretaria de Saúde de Canela reforça que a aplicação da vacina contra a gripe deve ser realizada o mais breve possível, pois leva em torno de 15 a 20 dias para alcançar a eficácia necessária.
“A vacina não pode ser aplicada em caso de febre, quadro gripal ou alergia a algum componente da vacina. Reiteramos a importância da vacinação para todos dos grupos elencados”, frisa a enfermeira Magali Cavinato.
Em Canela, para realizar a imunização é necessário apresentar carteira de vacinação para crianças e o cartão SUS ou CPF. Para os demais grupos, somente o cartão SUS ou CPF. O horário de atendimento nos postos para a vacinação é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas. O Dia D será realizado em 10 de maio, das 8 horas ao meiodia e das 13 às 16 horas, em todas as unidades básicas do município.
“A imunização é uma das ferramentas mais eficazes na proteção da saúde pública e a prevenção é o melhor caminho para evitarmos complicações relacionadas a gripe”, destaca o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen.
SEM EMARANHADO DE FIOS: Canela inicia estudo para que área no entorno da Catedral de Pedra tenha fiação subterrânea
Em Gramado, a vacinação também ocorrerá em todas as salas de vacinação da cidade: UBS Floresta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia; ESF Várzeas Grande: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas; UBS Centro: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h45, sem fechar ao meio-dia; UBS CAIC: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30; ESF Pórtico: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30; UBS Carniel: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas; e UBS Jardim: de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 (somente adultos).
Grupos prioritários
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
gestantes (qualquer período gestacional);
idosos (a partir dos 60 anos);
trabalhadores da saúde;
puérperas (até 45 dias após o parto);
professores dos ensinos básico e superior;
povos indígenas;
pessoas em situação de rua;
profissionais das forças de segurança e de salvamento;
profissionais das Forças Armadas;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
pessoas com deficiência permanente;
caminhoneiros;
trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, portuários e dos Correios;
funcionários do sistema de privação de liberdade;
população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas