O ônibus com 35 pessoas que viajava de Santa Maria para Imigrante, no Vale do Taquari, tinha como destino o Cactário Horst. O local é um dos maiores espaços de cultivos de cactos e suculentas da América Latina.
Foto: Brigada Militar
O administrador Kurt Ingo Horst, que esperava o grupo para visitação às 9h30 desta sexta-feira (4), disse que estranhou o atraso. “A gente escutou o estrondo daqui do cactário”, diz Horst.
Cerca de uma hora depois do estrondo ele relata que viu ambulâncias passarem e soube que um ônibus havia se envolvido em um acidente. Quando chegou ao local, viu que era o coletivo com os passageiros do curso de paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm).
O ônibus saiu da rodovia na altura dos quilômetros 3 e 4 da RSC-453 e despencou 100 metros de altura antes de capotar. O acidente foi a poucos minutos do destino final.
O administrador disse ainda que não recebeu uma lista com os visitantes, mas soube que o grupo seria de 35 pessoas, sendo três professoras.
Horst explicou que a parceria com o colégio da Ufsm é de longa data. “Anualmente eles visitam o cactário.” O grupo geralmente chega pela manhã, almoça e passa o resto da tarde na cidade. Horst emitiu nota de pesar na rede social do cactário.
O número oficial de professores e alunos, com idades entre 17 e 25 anos, que integrava o grupo não havia sido confirmado até a publicação desta reportagem. Mas, até as 15h30, havia a confirmação de que sete pessoas morreram no local. Todos os feridos foram socorridos para o Hospital Ouro Branco, em Teutônia, o Hospital Estrela, em Estrela e Hospital Bruno Born, em Lajeado.
Algumas das vítimas precisaram ser transferidas do hospital de Teutônia para Lajeado porque o HBB é referência neurológica.