Estudo associa esta bebida ao aumento do risco de doença hepática

Um novo estudo revelou que o consumo diário de bebidas adoçadas com açúcar está associado a um maior risco de câncer de fígado e mortalidade por doenças hepáticas crônicas em mulheres.

A pesquisa, conduzida por especialistas do Brigham and Women’s Hospital, afiliado à Harvard, foi observacional e envolveu quase 100.000 mulheres na pós-menopausa.

A equipe do estudo acompanhou essas participantes por uma mediana de mais de 20 anos e publicou os resultados na revista JAMA Network.

Os pesquisadores analisaram a incidência de câncer de fígado e a morte devido a doença hepática crônica, como fibrose, cirrose ou hepatite crônica, que foram posteriormente verificadas em registros médicos.


O consumo diário de bebida açucarada pode aumentar o risco de doença hepática, segundo estudo

Créditos: Stockah/istock

Detalhes sobre o estudo

O estudo analisou 98.786 mulheres na pós-menopausa, das quais 6,8% consumiam uma ou mais bebidas adoçadas com açúcar diariamente.

Essas mulheres apresentaram um risco 85% maior de desenvolver câncer de fígado. Também tinnham um risco 68% maior de mortalidade por doença hepática crônica, em comparação com aquelas que ingeriam menos de três bebidas adoçadas por mês.

De acordo com os pesquisadores, este é o primeiro estudo a identificar uma associação entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar e a mortalidade por doença hepática crônica.

Os autores ressaltam que o estudo é de natureza observacional. Isso significa que não se pode inferir causalidade, e que as análises se basearam em dados autorrelatados sobre ingestão, teor de açúcar e resultados de saúde.

Assim, eles defendem que são necessárias novas pesquisas para validar essa associação. Além disso, é preciso compreender por que as bebidas açucaradas aumentam o risco de câncer de fígado e doenças hepáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.