Prefeitura oferece assistência social para famílias atípicas em Canoas

Dentro das atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo e demais neurodivergências, a Prefeitura de Canoas organiza ações ao longo do mês em diferentes espaços da cidade. Nesta sexta-feira (4), a população recebe assistência social e orientações jurídicas no Parque Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon, até às 17 horas.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Henrique e Sandra participaram da ação no Parque Getúlio Vargas



Henrique e Sandra participaram da ação no Parque Getúlio Vargas

Foto: Paulo Pires/GES

Um dos serviços oferecidos é o encaminhamento para fazer a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Para a vendedora Sandra Tedeschi, 56 anos, mãe do estudante de gastronomia Henrique Pereira Hartmann, 20, que tem autismo, o atendimento era tudo que precisava. “Foi ótimo e rápido. Às vezes, nós temos dificuldade de entender o que está site e se perde. Mas vim aqui e me ajudaram”, afirma.

O documento possibilita o acesso a direitos e a priorização em atendimentos. No entanto, a mãe de Henrique conta que desconhecia o serviço até pouco tempo atrás. “Ele vai fazer 21 e o diagnóstico foi com 9 anos. Na época, não tinha muita informação e tive que ir atrás de muita coisa. Agora, ele está sendo atendido na Apae e as assistentes sociais perguntaram se ele tinha a carteirinha. E eu não sabia que tinha, por desconhecimento mesmo”, relata.

“É por isso que é importante ações como essa para as pessoas conheceram sobre. Quando teve o diagnóstico, elas se assustavam. Era muito diferente e não existia ajuda em lugar nenhum. Agora está tendo mais divulgação”, observa. Para Henrique, a sensação é a mesma. “Eu percebo que as pessoas tem um cuidado. Me tratam bem. Hoje é importante as pessoas saberem que o autismo existe”, reforça.

Ação conjunta

A iniciativa da Prefeitura de Canoas é promovida por seis pastas diferentes: Assistência Social; Cidadania, Mulher e Inclusão; Cultura; Desenvolvimento Econômico e Inovação; Educação; e Saúde. A programação oferece serviços, oficinas e capacitação até o dia 17 de abril. (Veja mais abaixo).

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Atividades no Parque Getúlio Vargas são gratuitas e seguem até às 17 horas



Atividades no Parque Getúlio Vargas são gratuitas e seguem até às 17 horas

Foto: Paulo Pires/GES

A parceria é destacada pela secretária da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Nunes. “As pastas estavam se mobilizando e pensamos por que não nos unirmos. São secretarias que têm entregado serviços para a causa. Mas ainda temos muito o que fazer. Um passo de cada vez.” Uma dessas ações é o programa Por Mim & Por Eles que oferece vagas de empregos com carga horária flexível para famílias atípicas.

O secretário Márcio Freitas entende que ações como essa devem ser frequentes. “É uma oportunidade de promover instituições e pessoas que trabalham na área. Queremos também propor para cidade essa inclusão em lugares públicos, que autistas podem estar nesses lugares e que merecem respeito”, ressalta.

Confira a programação

Sexta-feira (4), das 9 às 17 horas, no Parque Getúlio Vargas
Encaminhamento da CIPTEA, orientações jurídicas, palestras e assistência social
Contos lúdicos com da Professora Maluquinha
Acolhimento com profissionais do CERTEA, da Secretaria de Saúde de Canoas, CEIA e da Instituição Maranatha e presença de instituições com expertise, como a Pestalozzi, Chimarrão da Amizade, entre outras.

Sábado (5), das 13 às 19 horas
Atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) via Fundação La Salle

Oficina de industrializados e alimentação saudável pelo Grupo Técnico Intersetorial Municipal de Enfrentamento ao Transtorno do Espectro Autista (GTIM-TEA) no Capão do Corvo

Sexta-feira (11)
Palestra com agentes comunitários do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)

Quarta-feira (16)
Seminário sobre Educação e TEA destinado a professores

Quarta e quinta-feira (17)
Formação do CERTEA e GTIM-TEA para médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.