Graças a uma “gambiarra” no telescópio James Webb, astrônomos conseguiram captar novas imagens de dois planetas fora do Sistema Solar.
Em um estudo publicado no dia 17 de março, os pesquisadores envolvidos detalharam as observações de dois sistemas planetários: o HR 8799 e o 51 Eridani.
Os relatos revelaram que o HR 8799 possui quatro gigantes gasosos, enquanto o 51 Eridani tem um planeta ao seu redor. Ambos, de acordo com o estudo, são ricos em CO2.
Como foi a “gambiarra”
Na última terça-feira (1º), William Balmer, doutorando da Universidade John Hopkins e principal autor do estudo, explicou ao portal Space.com a “gambiarra” para captar as imagens dos exoplanetas.
Balmer destaca a importância das novas imagens para o avanço do estudo sobre a formação de exoplanetas e suas atmosferas. Para isso, os astrônomos tiveram que fazer uma “gambiarra”, pois fotografar imagens diretas de planetas fora do Sistema Solar é um desafio – mesmo com o James Webb.
A distância e o brilho intenso das estrelas são alguns dos empecilhos que os instrumentos do James Webb conseguem superar. Mas, para obter imagens diretas, os cientistas usaram os coronógrafos do James Webb de maneira pouco convencional.
Em tese, a “gambiarra” dos astrônomos consistiu em ajustar as placas do instrumento do telescópio. Assim permitindo um controle da difração do brilho das estrelas e ampliando a visibilidade dos exoplanetas.
“Costumo brincar que usamos os coronógrafos de maneira errada neste estudo, mas o que realmente fizemos foi usar uma parte bem fina da placa circular”, explicou Balmer.
Gambiarra no James Webb pode ajudar a descobrir exoplanetas
A “gambiarra”, portanto, pode ser uma nova abordagem para astrônomos descobrirem mais planetas fora do Sistema Solar. Isso porque, segundo Balmer, combinar a “gambiarra” com observações de marcadores químicos na luz, revela a composição de planetas e pistas sobre sua formação.
Balmer enfatiza que a estabilidade do James Webb foi crucial para isolar sinais planetários fracos ao separar imagens de estrelas sem planetas conhecidos dos sistemas planetários.

Estrela HR 8799 e seus quatro planetas. Imagem: NASA/Divulgação
Desse modo, a “gambiarra” dos astrônomos resultou na primeira imagem do sistema HR 8799, com seus planetas distantes do Sistema Solar apresentando mais CO2 do que a estrela-mãe.
Agora, os cientistas pretendem desenvolver novos modelos científicos e obter mais tempo para analisar as observações do James Webb visando compreender novos sistemas planetários.
The post Astrônomos usam gambiarra para fotografar planeta fora do Sistema Solar appeared first on Giz Brasil.