Não foi uma estreia fácil no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Grêmio sofreu, mas conseguiu vencer o Sportivo Luqueño na partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O triunfo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira foi construído com Arezo, que abriu o placar de pênalti. No entanto, após vacilo de Jemerson, Pérez empatou ainda na etapa inicial. O gol da vitória gremista foi no segundo tempo, com Braithwaite, que, após voltar de lesão, saiu do banco para trazer os três pontos para Porto Alegre.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O técnico Gustavo Quinteros promoveu quatro novidades para a estreia gremista na Libertadores. João Pedro, Dodi, Cristaldo e Pavon começaram como titulares. Mas as mudanças do comandante não fizeram do Grêmio um time muito superior frente último colocado do campeonato paraguaio.
Quando a bola rolou, o Grêmio tomou um susto logo aos 3 minutos. Marcelo Pérez recebeu, dominou e finalizou forte para vencer Volpi. No entanto, o VAR entrou em ação pela primeira vez na partida e apontou impedimento do atacante.
Aos 12, Cristaldo recebeu cruzamento na área e foi derrubado. Na segunda participação do VAR na noite, o juiz analisou o lance e marcou o pênalti. Arezo cobrou e colocou o Tricolor à frente do marcador aos 16 minutos. O Tricolor teve a chance de ampliar aos 22, mas a finalização de fora da área de Arezo passou por cima da meta.
O Grêmio era melhor tecnicamente. No entanto, sofreu o empate em uma pane de Jemerson. O zagueiro cedeu lateral para o Sportivo Luqueño. Em cobrança rápida, o zagueiro gremista cochilou e não marcou Santander, que recebeu a bola sozinho dentro da área e finalizou alto para deixar tudo igual aos 29 minutos.
Depois disso, o Tricolor teve mais posse de bola. Cristaldo e Amuzu eram os mais acionados no ataque gremista, mas o time não conseguia finalizar e levar perigo ao goleiro Aguilar.
Do banco para a vitória
A etapa final começou com o Grêmio melhor, mas faltava contundência. O Luqueño quase virou o placar com Pérez, porém o arremate acertou a rede pelo lado de fora. Aos 17 minutos, Quinteros fez uma mudança tripla e tudo mudou.
Entraram Edenilson, Kike Oliveira e Braithwaite e saíram Edenilson, Pavon e Arezo. As alterações do treinador surtiram efeito 8 minutos depois. Pelo lado direito, Kike cruzou na medida para Braithwaite, de cabeça, acertar o canto esquerdo do goleiro aos 25 minutos. O dinamarquês voltou da lesão com fome de gol.
O Luqueño respondeu logo em seguida e chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou falta do ataque do time paraguaio.
Quinteros também mandou a campo Camilo e Aravena, nos lugares de Cristaldo e Amuzu, respectivamente. O Tricolor seguia buscando o terceiro gol, principalmente com Braithwaite e Kike Oliveira. O adversário tentava empatar. No maior lance de perigo, Comas chutou colocado de fora da área e tirou tinta da trave esquerda de Volpi. Já Ayala parou no goleiro gremista.
Com o time paraguaio no ataque, sobrou espaço nos últimos minutos para o Grêmio. Kike poderia ter ampliado aos 46 minutos. No entanto, após invadir a área pela direita e cortar para o meio, o arremate saiu mascado e foi para fora.
Não foi uma das melhores partidas do Grêmio, mas o time soube se segurar e volta para Porto Alegre com os primeiros três pontos na competição.
O Grêmio volta a campo no fim de semana, mas desta vez pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o time gaúcho enfrentará o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 18h30.
O jogo
Quarta-feira / Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Árbitro: Francisco Gilabert, auxiliado por Alan Saldoval e Carlos Poblete (trio do Chile).
Sportivo Luqueño 1
Alfredo Aguilar; Rodi Ferreira, Alexis Villalba, Pablo Aguilar e Iván Torres; Ángel Benítez, Julio Báez (Comas), Dário Ríos (Walter Rodríguez); Marcelo Pérez (Ayala), Elvio Vera (Hauché) e Federico Santander (Walter González). Técnico: Gustavo Morínigo.
Grêmio 2
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (Edenílson) e Villasanti; Pavon (Cristian Olivera), Cristaldo (Camilo) e Amuzu (Aravena) ; Arezo (Braithwaite). Técnico: Gustavo Quinteros.