Moradores de Estância Velha, no Vale do Sinos, foram atendidos nesta quarta-feira (2) pela ouvidoria da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan). O atendimento havia sido solicitado anteriormente pelo prefeito Diego Francisco (PSDB).
As justificativas são as frequentes reclamações referentes aos serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Foto: Divulgação
Foram 23 pedidos de informações e oito processos abertos contra a Corsan. Recentemente a empresa responsável pelo abastecimento de água do município foi condenada a ressarcir moradores lesados entre os meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019.
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Segundo a Agesan, quem se sentir lesado com a falta de abastecimento, ou cobranças indevidas nas suas contas, deve fazer a reclamação para a ouvidoria que retorna ao município no dia 7 de maio. Os atendimentos serão em dois turnos, pela manhã na sede da Corsan (Rua Artur Leopoldo Ritter, 405) ou no período da tarde na prefeitura de Estância Velha.
O espaço está aberto para uma resposta da Corsan em relação aos processos abertos pela Agesan.
Condenação na Justiça
A condenação referente a 2018 e 2019 estabelece que o ressarcimento seja feito por meio de abatimento na mensalidade dos clientes afetados pelo problema nos meses referidos. A reparação poderá ser feito em até seis mensalidades, uma vez que a companhia não comprovou as condições de potabilidade da água.
Laudos elaborados a pedido da prefeitura de Estância Velha indicaram a falta de condições, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.