A previsão do tempo em Marte não é tão fácil como na Terra, que, com a ajuda de um aplicativo, é possível descobrir o clima no mundo inteiro. No entanto, cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, publicaram um estudo que pode revolucionar a nossa compreensão de Marte, abrindo o caminho para uma previsão do tempo mais exata.
Os cientistas do Departamento de Ciências Planetárias usaram o dataset EMARS (Ensemble Mars Atmospheric Reanalysis System) para compreender os padrões climáticos de Marte. O estudo revela que o papel dominante das ondas gravitacionais atmosféricas na estratosfera de Marte são responsáveis pelo movimento do ar no planeta.
“Na Terra, ondas atmosféricas de grande escala são causadas pela rotação do planeta. As chamadas ondas de Rossby são a principal influência na circulação do ar pela estratosfera, a parte média ou baixa da atmosfera”, afirma Kaoru Sato, principal autor do estudo.
Sato afirma que as ondas gravitacionais alteram a maneira como a circulação atmosférica ocorre, dificultando a previsão do tempo em Marte. O cientista explica que a natureza dessas ondas são um fenômeno atmosférico que surge da oscilação de pacotes de ar decorrente de variações de flutuação.
Usando os dados do EMARS, os cientistas conseguiram quantificar essas ondas de pequena escala que viajam pela atmosfera de Marte. Apesar de não desenvolver um mecanismo capaz de monitorar as temperaturas atuais do planeta, os resultados do estudo são cruciais para avanços na previsão do tempo de Marte.
Aliás, vale destacar que saber como está o tempo em Marte é um dos principais pilares para as futuras missões tripuladas ao planeta.
O estudo sugere que as ondas gravitacionais influenciam a transferência vertical de impulso angular e, consequentemente, a circulação de ar entre os polos. Esse comportamento é similar ao da mesosfera da Terra. Portanto, os cientistas enfatizam a necessidade de reanálise dos modelos atuais de circulação atmosférica marciana.
Com modelos mais precisos e elaborados, cientistas conseguiriam prever o tempo em Marte sem depender dos dados dos rovers da NASA, como Perseverance e Curiosity.
The post Novo estudo promete prever como está o tempo em Marte appeared first on Giz Brasil.