A OpenAI está liberando a nova ferramenta de geração de imagens para todos. A função lançada no final do mês passado estava restrita apenas aos assinantes dos planos Plus, Pro e Team, mas agora pode ser usada por todos os interessados em testar as novas capacidades do sistema de IA.
Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou a novidade em uma publicação em seu perfil pessoal no X. Na foto de perfil, o chefe da startup agora tem uma representação de si mesmo no estilo do Studio Ghibli criada no ChatGPT.
No plano grátis, os usuários terão um limite de geração de três imagens por dia, mas alguns internautas reclamaram que estavam conseguindo gerar apenas uma imagem. Isso pode estar ocorrendo por conta de uma sobrecarga nos servidores da OpenAI ocasionada pelo alto volume de acessos.
Geração de imagens para todos
O ChatGPT já era capaz de criar imagens com base em proposta de texto, mas o modelo DALL-E gerava os conteúdos. No entanto, a grande novidade da OpenAI é que o GPT-4o é capaz de gerar imagens nativamente e com algumas melhorias significativas. Por exemplo, na representação de texto escrito — que ainda segue um problema para outros modelos de IA.
A criação de releituras baseadas na arte do Studio Ghibli virou um trend viral nas redes sociais. Porém, também fomentou debates sobre a reprodução de estilos de artistas. Hayao Miyazaki, co-fundador do estúdio, é um crítico ferrenho ao uso de IA na indústria do entretenimento. Aliás, ele já disse que jamais usaria a tecnologia em seu trabalho.
Mesmo que o ChatGPT não reproduza personagens, cenários ou elementos das animações criadas pelo estúdio, a reprodução do estilo sem autorização virou motivo de debate porque caracteriza que obras protegidas por direitos autorais foram utilizadas durante o processo de treinamento sem a devida autorização.
Alguns especialistas acreditam que pode se tratar de uma violação e pode trazer problemas para a OpenAI no futuro.
The post OpenAI libera nova geração de imagens do ChatGPT de graça appeared first on Giz Brasil.