A um ano e meio do primeiro turno da eleição de 2026, a corrida pelo Palácio Piratini ganha novos contornos. Na tarde desta terça-feira (1º), a bancada estadual do Republicanos no Rio Grande do Sul anunciou apoio unânime à pré-candidatura do deputado federal Luciano Zucco (PL) ao governo do estado.
Foto: Divulgação/ Aline Voltz
Os cinco parlamentares da sigla – Delegado Zucco, Eliana Bayer, Capitão Martim, Sérgio Perez e Gustavo Victorino – reuniram-se antes da sessão plenária na Assembleia Legislativa para definir a posição do partido. Conforme o deputado estadual Delegado Zucco, irmão de Luciano, o grupo busca “consolidar uma frente estratégica de direita, visando ampliar alianças no primeiro turno do pleito”.
“A consolidação de uma ampla corrente de direita no Rio Grande do Sul reflete o fortalecimento de valores tradicionais e o compromisso com o desenvolvimento do estado”, declarou o deputado.
Líder na intenção de votos
O parlamentar bolsonarista aparece na liderança da disputa pelo governo gaúcho, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas em março. No levantamento estimulado, Zucco registra 27,4% das intenções de voto.
A pesquisa aponta ainda que a advogada e ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) aparece na segunda posição, com 21,2%, empatada tecnicamente com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto (PT), que soma 21%. Outros três nomes contabilizam, juntos, 15,8% das intenções de voto.