Dirigido e roteirizado por Vera Egito, o longa-metragem “A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque no Paradigma Cine Arte desta semana, levando aos cinéfilos um dos momentos mais marcantes da luta estudantil durante a ditadura militar no Brasil. O filme será exibido diariamente, de 3 a 9 de abril, nas sessões das 18h50.
No longa, Lilian (Pâmela Germano), estudante de Filosofia da USP, se vê inesperadamente envolvida nos confrontos entre universitários e o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), em outubro de 1968, que ficou conhecido como a Batalha da Rua Maria Antônia. Com 21 planos-sequência, o filme mergulha na intensidade dos eventos, oferecendo uma perspectiva imersiva sobre a juventude e a resistência em tempos de repressão.
O filme foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, sendo reconhecido com prêmios como Melhor Filme na Première Brasil do Festival do Rio (2023), Prêmio Fundos de Melhor Filme no SEMINCI Valladolid (2023), Melhor Longa-Metragem de Ficção (Escolha do Júri) no Festival de Atlanta (2024) e o Prêmio Especial do Júri no Panorama Coisas de Cinema (2024).
Além de “A Batalha da Rua Maria Antônia”, o Paradigma Cine Arte exibe outras produções ao longo da semana:
“Bituca”, dirigido por Flávia Moraes, às 11h
“Quando Chega o Outono”, de François Ozon, nas sessões das 14h
“Parthenope”, do diretor Paolo Sorrentino, às 16h15
“Tempo Suspenso”, com direção de Olivier Assayas, no horário das 20h30
Confira a programação completa e mais detalhes sobre as sessões no Instagram @paradigmacinearte ou acesse o site do Paradigma Cine Arte.
O post Premiado, “A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque no Paradigma Cine Arte desta semana apareceu primeiro em Informe Floripa.