Uma viagem à França inspirou dois casais de médicos a criarem sua própria vinícola na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana. Os vinhos começaram a ser elaborados por Ricardo Kunz, Adriana Kunz, Renato Coelho e Maristela Lopes em 2019 e a legislação da vinícola “Vitis Insanis – Vinhos Desgarrados” veio depois, em 2023.
LEIA TAMBÉM: “Sensação de ser livre”: Mais de mil pessoas com deficiência participam de evento de aventura no Vale do Paranhana
Foto: Claucia F. da Silva
LEIA AINDA: Feira de bioenergia termina com projeção de R$ 50 milhões em negócios no RS
O que era admiração e um hobby entre amigos, se tornou um pequeno empreendimento e que já conta com planos de expansão. “Somos 4 médicos e não temos funcionários. Nós transportamos as uvas, vinificamos e envasamos. Nosso venda, no momento, é quase toda direta. Estamos começando a participar de algumas feiras”, conta Ricardo.
A safra de 2025 promete ser a mais diversificada até o momento, com 12 tipos de uvas diferentes, incluindo variedades como Pinot Noir, Malbec, Tannat, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. A produção segue sendo limitada, com cada lote não ultrapassando os 200 litros (microvinificações), garantindo vinhos com características únicas e personalizadas.
“Esse ano tivemos uma safra de qualidade excepcional. Vinificamos 12 variedades de uvas diferentes e vamos elaborar uns 15 vinhos. A expectativa é de envasar umas 3.500 garrafas. No ano passado produzimos umas 2.500 garrafas”, explica Ricardo Kunz, que além de ser um dos sócios, está cursando Enologia.
Uma novidade para 2025 será o lançamento da primeira espumante da marca. “Ao longo do tempo, conseguimos unir nossa paixão pela medicina com o amor pelo vinho. Produzir vinhos não é apenas um negócio para nós, mas uma forma de viver nossos laços de amizade e a troca de experiências. Temos a felicidade de compartilhar o que fazemos com as pessoas e estamos prontos para novos desafios”, ressalta Adriana Kunz.
O contato pode ser feito pelo Instagram: @vitisinsanis ou WhatsApp: (51) 9 999-36227.