Ontem várias reviews de laptops com GeForce RTX 5090 foram publicadas mostrando TGP limitado a 160W em sistemas da Razer. O desempenho é inferior ao máximo possível e o erro foi percebido por quem leu a descrição completa do produto.
O erro mostra que fabricantes de laptops estão com dificuldades em divulgar as especificações completas de potência para a série GeForce RTX 50. Algo que já era evidente quando os laptops foram anunciados na CES. Desde então, algumas coisas mudaram e, agora, a maioria das empresas divulga essas informações.
Por sua vez, o site alemão ComputerBase entrou em contato com a NVIDIA para verificar se houve alterações no esforço da empresa por maior clareza nas especificações de GPUs. Em resposta, a NVIDIA garantiu que trabalha com os parceiros para que essas informações sejam claramente visíveis aos consumidores.
Porém, é evidente que é necessário um maior esforço.
Notícias Relacionadas:
- NVIDIA GeForce Now recebe 12 jogos com inZOI, The First Berserker: Khazan e mais
- YouTuber russo desmonta e testa NVIDIA GeForce RTX 4090 com 48 GB de memória
- NVIDIA estima 20% mais performance em GPUs baseadas em GAA
Contexto

O problema não é de hoje, tendo surgido há quatro anos, quando os fabricantes de laptops evitavam compartilhar esses detalhes. A falta de transparência resultou em laptops gamers com desempenho abaixo do esperado, mesmo quando apresentavam GPUs de ponta.
Nalguns casos, modelos de GPUs mais básicos superavam os mais avançados devido à limitação de potência.
A falha inicial até podia ser dos fabricantes de laptops por não informarem os detalhes. Porém, o verdadeiro motivo da confusão nas informações foi a decisão da NVIDIA de eliminar os rótulos Max-Q (eficiência energética) e Max-P (potência total) das GPUs.
Sob pressão da mídia, a NVIDIA alterou sua política e introduziu uma regra que exige a listagem completa das especificações das GPUs. Algumas empresas estão fazendo isso corretamente (incluindo TGP, Dynamic Boost e clocks), enquanto outras apenas mencionam o TGP.
Atualmente

Empresas como ASUS, MSI e XMG já mostram especificações quase completas. Entre as exceções está a Razer. Porém, enquanto as especificações da GPU Blade 16 2025 não listam o TGP, a informação está presente na descrição do produto.
Nas várias reviews de laptops com GeForce RTX 5090 publicadas ontem, apenas dois sistemas foram analisados: Razer e MSI. Muitos das reviews focaram nos laptops da Razer, mostrando a RTX 5090 com TGP limitado a 160W. O desempenho é inferior ao máximo possível. No entanto, o erro só foi percebido por quem leu a descrição completa do produto.
Fonte: Computer Base e Videocardz.