Novo CEO da Intel promete lançamento de Panther Lake em 2025 e Nova Lake em 2026

Lip-Bu Tan, o novo CEO da Intel, enviou uma carta aos acionistas da empresa para reafirmar que sua chegada não vai afetar drasticamente o roadmap da companhia. Ou seja, o lançamento da geração Panther Lake de processadores continua marcado para o segundo semestre de 2025, enquanto os Nova Lake foram confirmados para o ano que vem.

O documento foi anexado ao relatório anual de rendimentos que a Intel já oferece normalmente aos seus investidores. Tan começa sua carta (página 3) dizendo que acredita que a recuperação da empresa começa renovando seu foco nos clientes. E isso inclui não apenas clientes domésticos, mas também OEMs e fornecedoras de software.

“Aproximadamente 7 em 10 PCs no mundo usam Intel (…) Mas não é apenas hardware que me deixa otimista para nosso negócio de clientes”, diz o CEO em sua carta. “É também o trabalho com mais de 200 vendedores independentes de software em mais de 400 instâncias para otimizar seus softwares em silício da Intel. Isso está fortalecendo nossa posição como a CPU escolhida em um mercado valioso em crescimento.”

Lip-Bu Tan mostra seu novo crachá
Fonte: Intel

Tan então menciona as novas gerações de CPUs Intel. “Nós vamos melhorar ainda mais nossa posição na segunda metade deste ano com o lançamento de Panther Lake, nosso produto líder em Intel 18A, seguido de Nova Lake em 2026.”

Carta de Tan também reitera planos de demissões e cortes de gastos na Intel

O foco no lançamento de novos produtos e na estreia do aguardado processo 18A deve ser interessante aos investidores, mas poucas coisas animam mais os acionistas do que corte de despesas. E é por isso que antes mesmo de mencionar os Panther Lake, Lip-Bu Tan reafirma seu compromisso com planos anteriores da Intel de cortar gastos.

Notícias relacionadas:

“O trabalho que nosso time vem fazendo para alcançar o plano de cortar os gastos em US$ 10 bilhões anunciado no ano passado tem um importante papel”, diz o executivo. “Ele precisou de ações decisivas, incluindo a redução de 15% no tamanho de nossa força de trabalho no ano passado, conforme nós ajustamos o tamanho do negócio para o futuro. Vamos continuar focados em executar esse plano para reduzir nossos gastos de operação (…)”

Fotografia de um dos eventos da Intel falando de Panther Lake
Fonte: TechPowerUp

Por fim, vale notar que o novo CEO ainda não fala de gráficos. Desde o lançamento da série Arc B de GPUs a Intel não tem comentado sobre o assunto, mas muitos usuários adorariam ver mais opções no complicado mercado atual de placas de vídeo.

Via: VideoCardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.