Durante o julgamento de Anderson Adriano Rodrigues da Silva, 33 anos, que é acusado pelo Ministério Público de matar a mãe, Silvia Regina Coelho de Brito, uma testemunha importante confirmou que o réu foi o autor do crime, corroborando com a denúncia apresentada pelo promotor Bruno Amorim Carpes.
Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial
MAIS SOBRE O CASO: “Não existe justiça, porque a Silvia não volta mais”, diz companheiro de mulher morta pelo filho em Estância Velha
A testemunha em questão é o pai do réu. O homem de 52 anos, primeira testemunha a ser ouvida nesta quinta-feira (27), prestou depoimento por videoconferência devido a questões de saúde e afirmou aos jurados que Anderson foi o responsável pela morte da própria mãe, em novembro de 2022, com um tiro na nuca dentro da floricultura que administrava, a Esquina das Flores, em Estância Velha.
Durante seu depoimento, o pai relatou uma relação conturbada com Anderson. Ele também afirmou que, na época do crime, foi manipulado pelo filho a assumir a autoria do assassinato de Silvia para livrá-lo da prisão.
VÍDEO: “Fiz uma loucurinha agora”, disse pai sobre ter jogado o filho da ponte
Em 2022, dois dias após a morte de Silvia, o ex-marido chegou a se apresentar à Polícia Civil e confessar o crime, mesmo não tendo mais um relacionamento com Silvia havia anos. Dias depois, voltou atrás e revelou que foi induzido pelo filho a dar o falso testemunho. Segundo ele, Anderson usou sua condição de saúde debilitada para convencê-lo a assumir a culpa, pois acreditava que não viveria por muito tempo.
Foto: Arquivo pessoal
VÍDEO: Veja o momento em que homem coloca soda cáustica em bebedouro de empresa em Canoas
O júri ocorre desde às 10 horas no plenário da Câmara de Vereadores de Estância Velha. O réu não está presente no julgamento. Ele decidiu não participar do júri no momento em que agentes da Polícia Penal (antiga Susepe) iriam iniciar o deslocamento para o município. Anderson Adriano da Silva está preso desde o dia 2 de dezembro de 2022.
Além do pai do réu, um jardineiro da floricultura também foi ouvido nesta manhã de quinta-feira. No início desta tarde, foi iniciada a fase de debates entre acusação e defesa.