Anunciado em 2015, System Shock 3 acabou virando aquele tipo de game que muitos podem já ter esquecido que um dia existiu. Segundo a NightDive Studios, que detém os direitos sobre a série — mas não está trabalhando na sequência —, ainda pode demorar pelo menos um ano até termos maiores notícias sobre o projeto.
O game começou a ser desenvolvido pela OtherSide Entertainment, estúdio que tem envolvimento de Warren Spector, um dos criadores da franquia. No entanto, em 2020 o título, junto com os direitos sobre a sequência, foi vendido para a Tencent, que se tornou a responsável por ele desde então.
A partir desse momento, nada mais se falou publicamente sobre System Shock 3, fora declarações desmentindo que ele foi engavetado. Enquanto isso, a OtherSide Entertainment continuou ativa e, atualmente, se concentra no desenvolvimento dos games Argos: Riders on the Storm e Thick as Thieves.
Situação de System Shock 3 “é complicada”
Em uma entrevista à VGC, o atual diretor de desenvolvimento de negócios da NightDive, Larry Kuperman, explicou que o título está em uma situação “bastante complicada”. Ele também afirmou que, por seu lado, a desenvolvedora especializada em games clássicos não tem atualizações a compartilhar com os fãs.

“Dito isso, o que posso dizer é que temos uma visão do que podemos fazer com o que controlamos”, explicou. Recentemente, a companhia divulgou a data de estreia de sua remasterização de System Shock 2, que deve chegar às lojas celebrando o aniversário de 25 anos do game.
Kuperman também explicou que, apesar de o terceiro jogo ainda estar nas mãos da Tencent, isso não significa que outros projetos do mesmo universo não possam ser feitos. Seus direitos sobre a franquia garantem a possibilidade de trabalhar em novos remakes, bem como licenciá-la para a produção de animações, séries e filmes live action e outros formatos.
Fonte: VGC