Um jornal é feito de palavras. São elas que, somadas a fotos, vídeos e infográficos, nos conectam a milhares de leitores todos os dias no impresso, no digital e no rádio. Em meio a tantas palavras, uma em especial simboliza os 65 anos do Jornal NH, celebrados neste mês: TRANSFORMAÇÃO.
- SAIBA MAIS: Jornal NH desta quinta-feira vem com reimpressão da primeira edição, de 19 de março de 1960
Foto: Igor Müller/GES-Especial
Aquele jornal de dez páginas que circulou pela primeira vez na manhã chuvosa de 19 de março de 1960, um sábado movimentado no Centro de Novo Hamburgo, já foi uma transformação. Afinal, era o segundo periódico lançado em dois anos e meio pelos irmãos Paulo Sérgio (já falecido) e Mario Gusmão. O primeiro foi o SL – hoje Jornal VS –, com sede em São Leopoldo.
De 1960 para cá, a transformação é permanente. Poucos anos depois do lançamento, o NH já contava com impressora e sede próprias, o que permitiu ampliar a periodicidade e a área de abrangência. E nunca mais parou de crescer. Em pouco tempo passou a ser diário. Sempre com foco no noticiário local e comunitário, é reconhecido como o principal jornal do País fora das capitais.
A transformação tecnológica também é uma marca importante. O Jornal NH sempre está à frente, buscando o que há de mais moderno e eficiente na indústria jornalística. Não por acaso, foi um dos primeiros jornais a disponibilizar conteúdos na internet e a transmitir reportagens ao vivo a partir de um smartphone.
Atualmente, os conteúdos do NH e demais veículos do Grupo Sinos estão em abcmais.com, o site de notícias do RS mais acessado do interior e o segundo do Estado. Estamos on-line, em tempo real, com a agilidade e a credibilidade que a notícia exige e o leitor reconhece. Somente no ano passado, as contas do NH no Instagram e no Facebook tiveram 2,36 bilhões de interações.
Ao longo desses 65 anos, o NH também contribuiu para a transformação de Novo Hamburgo, da região e de segmentos como o coureiro-calçadista. Logo nas primeiras edições, o jornal chamou atenção para a necessidade de duplicação da então BR-2, atual BR-116, e implantação do sistema automático de telefonia em Novo Hamburgo. Eram as primeiras das muitas campanhas defendidas pelo Grupo Sinos. A criação da Fenac, da Universidade Feevale e da Comusa são apenas alguns exemplos.
Foto: Igor Müller/GES-Especial
A educação é uma bandeira permanente do NH e do Grupo Sinos. Há décadas, escolas públicas e particulares podem receber exemplares do jornal para serem trabalhados em sala de aula, incentivando a leitura, a curiosidade e o senso crítico. Todas as semanas, recebemos em nossa sede a visita de dezenas de estudantes, como os da foto que abre este texto.
Além da própria história e da comunidade na qual está inserido, o jornal também tem papel transformador na rotina de seus leitores e anunciantes. Este é, portanto, o tema principal deste especial de aniversário que você tem em mãos. Reunimos mais de uma dezena de depoimentos para ajudar a explicar por que, afinal, TRANSFORMAÇÃO é a palavra que resume essa história. Obrigado por fazer parte dela! E continue sempre contando com o Jornal NH.