Além de comemorar os dez anos de atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) em Novo Hamburgo, a tarde desta quarta-feira (26) representou mais um passo rumo à ampliação dos ensinos técnico e superior gratuitos na cidade. Foi feita a oficialização da doação do terreno pela Trensurb para a construção do novo câmpus da instituição de ensino. Também foi anunciada a construção de um terminal rodoviário no local, além de um estacionamento.
Foto: Bruna de Bem/GES-Especial
A previsão do investimento para o IFSul é de cerca de R$ 15 milhões, conforme o padrão atual dos prédios de novos institutos federais que estão sendo construídos.
Atualmente, o câmpus Novo Hamburgo, localizado no bairro Industrial, conta com 400 estudantes em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Mecatrônica e Informática para Internet, um subsequente em Mecatrônica, uma especialização em Educação pela Pesquisa, além de cursos EaD. Com o novo prédio, será possível ampliar a oferta de cursos técnicos e a possibilidade de mais um curso de ensino superior em Mecatrônica, podendo atender cerca de 1,2 mil estudantes.
- LEIA TAMBÉM: CONCURSO PÚBLICO: Inscrições abertas para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul
Próximos passos
Com a oficialização da doação do terreno, os próximos movimentos irão na direção da captação de recursos. A verba deve vir do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Após a sinalização positiva, está sendo elaborado pelo IFSul um ofício informando ao Ministério da Educação as necessidades da construção do novo câmpus.
Entre os fatores determinantes para uma nova sede, está que a antiga foi atingida três vezes pelas inundações, sendo a enchente de maio de 2024 a mais devastadora, com a água chegando a um metro no prédio e danificando espaços e equipamentos.
Também há necessidade de expansão, o que a área atual não comporta. “O MEC deve retornar positivamente. Após isso, serão buscados recursos para a construção, quando estamos pleiteando os R$ 15 milhões inicialmente para essa obra”, explica o reitor do IFSul, Fávio Nunes. Após formalizada a transferência do terreno, patrimônio da Trensurb para o MEC, se inicia a trajetória para a execução do projeto.
Terreno estava sem uso
Em desuso há mais de dez anos, o terreno de 14,5 mil metros quadrados fica localizado na zona central, ao lado do Bourbon Shopping e ao lado da Estação Novo Hamburgo. O fácil acesso permitirá a presença de estudantes de toda a região metropolitana.
O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Francisco Vicente, também confirmou para o espaço o início do processo que possibilitará a construção de um terminal rodoviário, além de um estacionamento, ambos ao lado do câmpus.
“Com a garantia do governo federal, conseguimos abraçar essa que é uma demanda onde a Trensurb ganha com novos usuários, que a cidade ganha com um espaço revitalizado, modernizando a cidade, deixando o Centro mais bonito e atrativo, sendo valorizado”, avaliou. Além do cunho social, Vicente acredita que a obra seja interessante economicamente aos moradores, Prefeitura e comerciantes.
Acesso facilitado aos estudantes
Além de atrair novos estudantes, o futuro câmpus representa uma conquista aos professores, que terão mais conforto em espaços novos e qualificados. A obra visa o desenvolvimento da instituição e o fortalecimento da educação técnica e superior gratuita no município.
A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Miguel Rosseto, que acompanha as tratativas com a Trensurb desde 2023. “O mais importante deste espaço é o acesso. Um terreno ao lado da estação da Trensurb, com transporte público dentro da escola. Tudo isso vai facilitar a vida dos alunos com a garantia de permanecerem estudando em uma escola de excelência como é o IFSul, destacou.
Conforme o diretor do IFSul Novo Hamburgo, Joel Rodrigues, um dos grandes motivos da evasão escolar é justamente a falta do transporte público. “O novo prédio será eficiente nesse sentido aos estudantes. Sendo esta escola um lugar perfeito, com uma educação de excelência, garantindo que alunos saiam dali qualificados, com uma profissão para o resto da vida, com salário digno”, completou.
Comemoração pelos dez anos do IFSul
Durante o dia, ocorreram diversas atividades no instituto em comemoração ao décimo aniversário da escola. Houve a participação em peso dos alunos em uma gincana, quando foram divididos por equipes. Também ocorreram momentos culturais com muita música e dança, além de oficinas e desafios esportivos.