Delegado descreve comportamento de pai que atirou filho em rio durante depoimento

Theo Ricardo Felber, de 5 anos, foi assassinado pelo próprio pai em São Gabriel, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O crime, com requintes de crueldade, chocou o País. O genitor da vítima, Tiago Ricardo Felber, cometeu o homicídio no dia do próprio aniversário de 40 anos, na terça-feira (25). Ele jogou o menino de cima de uma ponte no Rio Vacacaí. Porém, por conta da estiagem, a criança caiu sobre pedras no leito do rio. 

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Vídeo mostra momento em que pai passa de bicicleta com o filho em direção à ponte de onde jogou criança | abc+



Vídeo mostra momento em que pai passa de bicicleta com o filho em direção à ponte de onde jogou criança

Foto: Imagens cedidas/Diário de Santa Maria

A motivação e os detalhes são sombrios. Em depoimento à Polícia Civil, ainda na terça, Felber confessou que cometeu o crime para atingir a ex-companheira. Segundo o delegado Daniel Severo, o homem ainda revelou que inicialmente sua intenção era matar a mãe do seu filho e o atual companheiro dela, porém, no último domingo (23), mudou de ideia e decidiu tirar a vida de Theo.

Leia mais: Homem acusado de matar a mãe com tiro na nuca dentro de floricultura será julgado nesta quinta-feira

“Ele [Felber] relatou que falava para parentes que queria ‘desgraçar’ a vida dela [da ex], mesmo sem detalhar o que faria exatamente”, conta o delegado. O genitor de Theo também disse à Polícia que havia tentado matar o filho um dia antes de atirá-lo da ponte. De acordo com a investigação, Felber tentou asfixiar o menino. Chegou a pensar que a criança morreu, mas ela voltou a ter sinais vitais. 

“No dia seguinte, ele decidiu terminar o que havia começado”, afirma delegado. Imagens de câmera de segurança mostram Felber carregando Theo, ainda com vida, em uma caixa plástica. Eles estavam em uma bicicleta, em direção à ponte que fica no bairro Mato Grosso, a cerca de 3 quilômetros de onde mora. 

Veja também: CICLONE: Formação de fenômeno extratropical traz risco de tempestades ao RS; veja o que esperar

O pai jogou o filho da ponte por volta do meio-dia. Teria ido almoçar em casa e depois se entregou à Brigada Militar. A Polícia investiga se ele enviou áudios para parentes após cometer o crime. O celular dele foi apreendido. 

Como o pai se comportou no depoimento 

De acordo com o delegado, Severo demonstrou sentimento em alguns momentos. “Em cerca de três instantes quase chorou, porém não mostrou arrependimento”, conta. Para o responsável pela investigação, o vendedor ambulante estava determinado a matar o filho. A motivação seria o término do relacionamento com a ex, que aconteceu no fim do ano passado. 

O delegado ainda disse que, preliminarmente, o homem não tem histórico de acompanhamento psicológico nem de uso de medicamento para essas questões. “Ele estava lúcido no depoimento, e pelo o que descreveu, estava determinado a matar o menino”, reforça. 

“Nunca achei que ele iria matar o filho”, diz a mãe de Theo

Felber buscou o menino no último sábado (22), em Novo Hamburgo. A criança morava em Nova Hartz, também no Vale do Sinos, com a mãe, mas passaria uma semana em São Gabriel com o pai, que fez aniversário no dia do assassinato. Abigail Luisa Ferreira Felber, 30, chegou a avisar a escola que o filho ficaria uma semana afastado. O educandário prestou homenagem ao aluno nesta quarta, e a prefeitura da cidade emitiu uma nota de pesar e solidariedade à família da vítima.

Confira: Casal de empresários é sequestrado em Gravataí e abandonado no cativeiro

Na manhã desta quarta-feira (26), ainda chocada e sem entender o que de fato aconteceu, ela prestou depoimento à Polícia. Conforme Severo, a mulher relatou que “o ex era possessivo e ciumento, mas que nunca havia agredido fisicamente”. Em entrevista ao Diário de Santa Maria, Abigail disse que as supostas ameaças de Felber nunca chegaram até ela. Também revelou que soube da morte do filho pela imprensa. 

Para a ex-companheira, até então, Felber era um bom pai, percepção que mudou completamente após receber a notícia do crime. “Ele é um monstro. Não tem cabimento o nível de crueldade”, lamenta. “Ele acabou com a minha família, acabou com tudo. Nunca achei que ele iria matar o filho”, conclui. 

Felber foi preso em flagrante por homicídio doloso (quando há intenção de matar). Conforme o delegado, ainda na terça-feira ele foi encaminhado para o Presídio Estadual de São Gabriel. 

Despedida 

Familiares do pequeno Theo começam a se despedir dele ainda nesta quarta-feira. O velório está previsto para começar às 20 horas na Capela Municipal de Nova Hartz. Já o sepultamento será no Cemitério Municipal às 9 horas desta quinta-feira (27). 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.