Anatel aprovou: clientes Claro vão usar rede da Vivo em 6 estados até 2028

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou a operadora Claro a seguir explorando faixa de 850 MHz, da concorrente Vivo, em estados das regiões norte e nordeste. A aprovação é a renovação de um acordo de compartilhamento de infraestrutura e espectro (RAN Sharing) firmado entre as duas empresas em 2021.

Com isso, a Claro poderá utilizar as frequências da rival, em caráter secundário, em municípios com até de 30 mil habitantes e rodovias, além de estações radiobase 3G até 29 de novembro de 2028, mesma data em que a concessão da Vivo para utilização das faixas termina.

A prorrogação da união entre as duas companhias é válida em cidades dos estados:

  • Amazonas
  • Amapá
  • Bahia
  • Maranhão
  • Pará
  • Roraima

Entretanto, o contrato entre as duas companhias é unilateral. Isso significa que a Vivo compartilha infraestrutura sem que a Claro necessariamente precise ceder algum de seus ativos.

Meses antes do acordo de 2021 entrar em vigência, a Algar Telecom, empresa mineira de telecomunicações, entrou com um pedido para impedir sua aprovação. Isso porque a companhia alegou que a atuação em conjunto das duas empresas poderia causar impactos anticompetitivos no segmento.

Este tipo de acordo não é incomum no universo das telecomunicações. A Anatel e Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já aprovaram compromissos parecidos, como por exemplo o que visa levar cobertura para cidades pouco populosas envolvendo TIM, Oi e Vivo.

RAN sharing entre Claro, TIM e Vivo

A Claro revelou no ano passado que estava discutindo um acordo de RAN sharing mais amplo com TIM e Vivo. Assim, a ideia seria viabilizar o fornecimento de melhor conexão em rodovias brasileiras.

A informação foi mencionada por Celso Birraque, diretor de redes de acesso móveis da Claro, mas até o momento, não há informações sobre o andamento das negociações. Além disso, após as empresas entrarem em consonância, ainda será necessária uma análise aprofundada da Anatel e Cade.

The post Anatel aprovou: clientes Claro vão usar rede da Vivo em 6 estados até 2028 appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.