Após uma sequência de dias com sol entre nuvens e calor intenso, e até de instabilidade em algumas localidades, o Rio Grande do Sul pode ter tempestades com chuva forte, vento e granizo nos próximos dias. Segundo a MetSul Meteorologia, um sistema de baixa pressão provocará os temporais.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Foto: Observatório Heller&Jung
No decorrer desta quinta-feira (26), o aprofundamento na pressão atmosférica produzirá nuvens de grande desenvolvimento vertical com células de tempestades que ingressarão a partir do Oeste gaúcho já na madrugada.
Leia mais: “Ele acabou com a minha família”, diz mãe sobre o pai que jogou o filho da ponte
Conforme a empresa especializada em meteorologia, entre o fim da sexta-feira (28) e a primeira metade do sábado (29) um ciclone extratropical se forma no Oceano Atlântico a sudeste do território gaúcho. A tendência é o fenômeno se afastar rápido para alto mar. “Tanto é que o sábado terá predomínio do ar seco com expectativa de sol e aquecimento”, diz o prognóstico da MetSul.
Antes disso, nesta quinta-feira, ao avançar pelo Estado a instabilidade “poderá se organizar em formato de linha o que indica potencial para fortes rajadas de vento”. A MetSul ainda explica que modelos projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho na medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste.
Veja também: Bebedouros envenenados: O que funcionário que colocou soda cáustica na água em empresa disse à Polícia
Os meteorologistas afirmam que a chuva será irregular durante a passagem dessa instabilidade, porém, há risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados. “Como resultado há risco de alagamentos em áreas urbanas. Além da alta incidência de raios, rajadas de vento moderadas a fortes e queda de granizo”, alerta a MetSul.
Acumulado de chuva e rajadas de vento
A MetSul reforça que no Rio Grande do Sul a chuva deverá ocorrer em grande parte nesta quinta. Modelos indicam acumulados entre 50 e 100 mm, com maior potencial em cidades da Metade Oeste gaúcha.
Confira: ATACAREJO: Rede investe R$ 50 milhões em Novo Hamburgo e segue plano de expansão no RS
Os vendavais poderão atingir, isoladamente, 100 km/h, conforme modelos da MetSul, principalmente nesta quinta também na Metade Oeste e no Noroeste do Estado e na sexta-feira entre a Campanha e parte da Zona Sul. “Por outro lado, a passagem dos temporais poderá gerar de forma isolada rajadas entre 50 e 70 km/h, pontualmente ao redor de 80 km/h”, prevê a empresa.
Mais temporais na sexta
Uma segunda onda de temporais (mais isolados) deve atingir o território gaúcho na sexta-feira. “Atenção para as regiões do Oeste e Noroeste, sobretudo, na fronteira com a Argentina e entre a Campanha e a Zona Sul. Nessas regiões os temporais poderão avançar com raios, chuva moderada a forte e novas ocorrências de granizo (mais localizados)”, alerta a MetSul.
A previsão é de que ventos fortes deverão ocorrer, especialmente, entre a Campanha e a Zona Sul.