O câncer de endométrio, que ocorre no interior do útero, é um dos mais difíceis de detectar. Por isso, uma pesquisa australiana desenvolveu uma técnica de detecção por IA (inteligência artificial) com 99% de precisão. Anteriormente, os modelos de IA eram capazes de detectar precisamente o câncer até 80% das vezes.
Além disso, o novo modelo ECgMLP também utiliza menos recursos, o que o torna mais rápido e acessível. A grande mudança está no processamento de dados visuais. Isso porque ele aprimora a imagem e filtra ruídos irrelevantes, permitindo concentrar-se nas áreas mais importantes do tecido.
Através do uso de mecanismos avançados de autoatenção — tipo de reconhecimento de padrão digital –, a criação avalia o tecido e fornece uma previsão diagnóstica rapidamente.
No entanto, o ECgMLP não funciona apenas com esse tipo de câncer. Em testes com outros conjuntos de dados, ele foi capaz de identificar o câncer colorretal com 98,57% de precisão, o câncer de mama com 98,2% e o câncer oral com 97,34%.
Como a inteligência artificial pode revolucionar a medicina?
De acordo com os pesquisadores, o modelo pode ser integrado futuramente ao software clínico. Dessa forma, pode auxiliar os médicos na tomada de decisões e melhorar os resultados de tratamentos devido à detecção precoce das doenças.
Por ser capaz de lidar com grandes quantidades de dados, a IA também pode ser útil em áreas com uma quantidade limitada de médicos especialistas, a fim de facilitar o trabalho dos profissionais no cotidiano. Entretanto, ainda deve levar algum tempo até a tecnologia chegar aos hospitais em larga escala.
Em 2023, uma pesquisadora brasileira criou um algoritmo de IA para ajudar médicos a interpretar exames de sangue e identificar de forma precoce o câncer de mama. Além disso, ainda no Brasil, o HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo, se tornou o primeiro do país a usar uma das melhores ferramentas de IA (inteligência artificial) do mercado para fazer exames de raios-X de tórax. Leia mais aqui.
The post IA já é capaz de detectar câncer no útero em 99% das vezes appeared first on Giz Brasil.