Moradores flagram despejo irregular de esgoto direto em rio que abastece 80% de Piracicaba


Vazamentos são flagrados no Rio Corumbataí nesta sexta (26). Semae afirmou que notificou concessionária responsável. Mirante disse que detectou obstrução na rede e toma providências. Morador denuncia vazamento de esgoto no Rio Corumbataí, em Piracicaba
Moradores da área rural do bairro Vila Industrial, em Piracicaba (SP), flagraram despejos de esgoto irregulares diretos no Rio Corumbataí, manancial responsável por mais de 80% do abastecimento de água na cidade.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba no WhatsApp
O Serviço de Água e Esgoto de Piracicaba informou, em nota, que notificou a concessionária responsável para que o problema seja resolvido. A Mirante afirmou que foi constatada uma obstrução na rede coletora de esgoto e que trabalha nos reparos, tomando as devidas providências. – Leia mais, abaixo.
Moradores flagram despejo irregular de esgoto direto no Rio Corumbataí em Piracicaba.
Edijan Del Santo/EPTV
Um dos moradores da região, que preferiu não ser identificado para evitar represálias, contou à EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, que várias denúncias sobre o vazamento de esgoto direto no Rio Corumbataí já foram feitas aos órgãos competentes, a autarquia responsável pelo serviço municipal e a concessionária contratada em parceria público privada (PPP).
“Foi feita a reclamação há mais de dois meses sobre o esgoto vazando no Corumbataí há mais de dois meses e nada da Águas do Mirante [sic] e do Semae virem arrumar isso aqui. Que vergonha”, disse um dos moradores em um vídeo encaminhado para a equipe da EPTV.
A EPTV flagrou, ao menos, quatro pontos de vazamento de esgoto em área que deságua no Rio Corumbataí. O local fica a cerca de 200 metros das casas no bairro Bosques do Lenheiro. A cor da água indica existência de resíduos e o cheiro é bastante forte. Animais bebem a água do local.
Rio Corumbataí, que abastece Piracicaba, tem despejo irregular de esgoto na região do bairro Vila Industrial.
Edijan Del Santo/EPTV
“Foram abertos chamados diversas vezes. A equipe vem até o local, mas a presença [dos técnicos] não surte efeito. É reaberto o chamado, fica pendente a resolução do problema e, até agora, nada”, disse um morador.
Dona Carolina mora na região da Vila Industrial há 30 anos. “É uma situação horrível. É preciso que se tome providência urgente porque faz mal para saúde da gente”, afirma.
Rio Corumbataí, que abastece Piracicaba, tem despejo irregular de esgoto na região do bairro Vila Industrial.
Edijan Del Santo/EPTV
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba informou em nota enviada na manhã desta sexta-feira (26) que, “em seu papel fiscalizador da PPP, notificou a concessionária para que realizasse o conserto da coletora”.
O que diz a Mirante?
Mirante informa, e nota, que foi detectada obstrução na rede coletora de esgoto localizada entre as Ruas José Alves de Souza e dos Pinheiros.
“A concessionária realiza, desde então, tanto a desobstrução, quanto o reparo da rede danificada pela obstrução para que o coletor retorne à operação, bem como toma todas as providências necessárias para proteger o entorno. Equipes da Mirante estão no local realizando a substituição e limpeza das redes no sentido de retomar e agilizar o escoamento efluente.
Além disso, estamos realizando a sucção do poço de visita (PV), direcionando o efluente à estação de tratamento de esgoto. O monitoramento, a jusante e a montante do córrego sendo realizado.
Vale ressaltar que o principal causador de obstruções é o mau uso das redes de esgoto. A Mirante promove campanhas, sistematicamente, para conscientizar a população de que o vaso sanitário não pode ser usado como lixeira, assim como óleo de cozinha usado não deve ser descartado nos ralos das pias”, concluiu no documento.
Mortandade
Em menos de 20 dias, uma terceira mortandade de peixes foi registrada no Rio Piracicaba no último dia 22 de julho. De acordo com o Ministério Público (MP-SP) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb-SP), que investigam o caso, esta ocorrência não tem relação com morte de toneladas de animais registradas em outro ponto do manancial e no Tanquã.
Desta vez, há indícios de que a morte dos animais, em trecho próximo da Rampa dos Pescadores na Avenida Beira Rio, em Piracicaba (SP), seria decorrente do descarte irregular de resíduos do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), segundo os órgãos fiscalizadores. O Semae é investigado e nega que tenha provocado mortandade.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.