O outono mal começou e as caracterícticas de verão seguem predominando em grande parte do Rio Grande do Sul. A boa notícia para quem está na expectativa pelos dias mais frios é que já tem previsão de quando as temperaturas irão baixar nas cidades gaúchas.
Foto: Arquivo/GES
A MetSul Meteorologia afirma que, ao analisar os modelos meteorológicos, é possível estimar que o primeiro declínio da temperatura ocorra por volta do dia 12 de abril. Depois, fará frio no início de maio, com estimativa de marcas mais baixas no dia 4.
A mudança deverá ocorrer com incursões de massa de ar de origem polar que impactarão o Centro e o Sul do Brasil. “Não será um período prolongado de frio, tanto que o gráfico já apresenta elevação em seguida. Nesse sentido, é provável que ocorra mudança brusca de temperatura com previsão de frio significativo por um curto período tanto em abril quanto em maio”, diz a MetSul.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Ainda não é possível estimar se essas primeiras incursões de frio de 2025 irão trazer mínimas negativas, mas a previsão já indica que, no mês de abril e no início de maio, não são esperadas ondas de frio, com períodos superiores a cinco dias de marcas muito baixas de temperatura. Mesmo com alguns dias mais gelados, o outono de 2025 deverá ser mais quente do que o normal.
RS teve mínima de 8°C em março
Em março, até o momento, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul foi de 8°C em Bagé, na Campanha, no dia 10. Assim, mínimas abaixo de 10°C podem voltar a ser registradas em cidades gaúchas nas próximas semanas, mas não serão a regra.