Gramado e Canela melhoram índices da educação na rede municipal

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 foram divulgados pelo Ministério da Educação, na última semana.

Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região



Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Os dados avaliam a qualidade da educação das escolas públicas no País e levam em consideração informações como aprovação escolar, frequência dos alunos nas aulas e as médias de desempenho nas avaliações.

CONFIRA: Saiba qual será a programação dos desfiles cívicos de 7 de Setembro em Gramado neste ano

Realizado a cada dois anos, o Ideb elenca o índice em uma nota que vai de zero a dez. Usando como referência 2019 – já que 2021 teve influência da pandemia da Covid-19 – Gramado e Canela tiveram resultados positivos nos números do ano passado em relação à rede municipal de ensino dos dois municípios.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, Gramado cresceu 0,3 e está com uma nota 6,3. Canela passou de 5,5 para 5,6. Nos anos finais do ensino fundamental, Gramado saiu de 4,8 para 5,4. Já Canela se manteve em 4,4.

Rede estadual Entretanto, a rede estadual teve índices piores do que em 2019. Nos anos iniciais, a nota caiu de 6,3 para 5,9 em Gramado, e de 6,4 para 6 em Canela. O mesmo aconteceu no ensino médio. O Ideb de Gramado, que tinha nota 4,2, foi para 4 em 2023. Em Canela, de 4,4 para 4.

O único resultado positivo da rede estadual foi nos anos finais do fundamental em Canela, que aumentou de 4,7 para 5. Porém, em Gramado, a nota piorou, saindo de 4,8 para 4,7.

LEIA MAIS: Equipe do IFRS fará vistoria em nova área sugerida para instalação de campus em Gramado

As melhores escolas da região

Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região



Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A melhor escola de Gramado nos anos iniciais do ensino fundamental é a Presidente Vargas, no bairro Avenida Central, com 7,4 – inclusive, a melhor nota entre todas as escolas da região. Em Canela, a escola estadual Pedro Oscar Selbach, do bairro São José, alcançou nota 6,6.

A Henrique Bertoluci Sobrinho, no bairro Casagrande, teve o melhor índice entre as escolas de Gramado nos anos finais do ensino fundamental, com nota 6,2. Em Canela, foi a municipal Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, com 5,7.

VEJA TAMBÉM: Queijos e doces de leite de Gramado e Canela são reconhecidos com Selo Arte nacional

Ainda, a escola que teve a maior variação entre 2019 e 2023 foi a Gentil Bonato, no bairro Prinstrop, em Gramado, que saiu de 4,9 para 6,1.

Alguns educandários não tiveram nota divulgada. De acordo com o MEC, em turmas com menos de dez alunos e nas que tenham menos de 80% dos matriculados presentes, as provas não são aplicadas.

Programa Gramado Aprende Mais

Simone Tomazelli



Simone Tomazelli

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Desde 2022, o programa Gramado Aprende Mais foi colocado em prática na cidade. Com consultoria da empresa Aquila, uma plataforma ajuda na gestão da educação na rede municipal.

Nela, é possível observar escolas, turmas e até mesmo alunos com maiores dificuldades de aprendizagem. A partir de dados, as equipes da Secretaria da Educação e as diretivas dessas instituições de ensino podem elaborar planos de ação, que são discutidos mensalmente. Neste ano, a educação infantil começou a ter os indicadores também monitorados pelo sistema.

A secretária da Educação, Simone Tomazelli, explica que, além das provas estaduais e federais, os estudantes de Gramado também realizam simulados municipais. “Estamos felizes com os resultados porque estamos vendo a evolução do trabalho que estamos construindo desde 2022”, avalia. Como meta para 2025, Simone destaca que pretende alcançar a nota 6 para os anos finais do ensino fundamental.

Alunos em tempo integral em Canela

Janete Santos



Janete Santos

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A secretária da Educação de Canela, Janete da Silva Santos, declara que avalia como positivos os números do Ideb de 2023, mesmo tendo mantido o índice nos anos finais. Segundo ela, a melhora nos indicativos nos anos iniciais é resultado do tempo integral – implementado do 1º ao 6º Anos.

“Proporciona maior tempo na escola para os nossos alunos, desenvolvendo as habilidades e competências”, ressalta.

Para buscar notas maiores em 2025, a Secretaria pretende manter a busca ativa por alunos infrequentes, investir na estrutura física e humana das escolas, proporcionar formação continuada dos professores e, também, ampliar a equipe multidisciplinar para atender demandas de inclusão, emocional e social dos estudantes.

Planejamento para melhorar resultados

Reuniões são realizadas mensalmente entre equipes diretivas para o programa Gramado Aprende Mais



Reuniões são realizadas mensalmente entre equipes diretivas para o programa Gramado Aprende Mais

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A diretora da Henrique Bertoluci, Jênifer Saul, afirma que foi uma surpresa positiva receber o título de melhor escola nos anos finais. “É um trabalho árduo que estamos fazendo para conquistar esse resultado. Precisamos desacomodar e cobrar e, hoje, vemos o crescimento da escola”, pondera.

“Isso é mérito dos professores, da equipe”, complementa, ao citar o maior acompanhamento pedagógico, com supervisionamento e planejamento, como motivo das melhorias.

Construção coletiva

Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região



Escola Presidente Vargas tem a melhor nota do Ideb da região

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

“A conquista é uma construção coletiva onde todos os envolvidos fazem a sua parte com excelência, profissionalismo e dedicação. O objetivo sempre é a busca pela consolidação da aprendizagem e desenvolvimento em cada etapa de ensino”, pondera a diretora da Presidente Vargas, Dorotéa Müller.

De acordo com ela, a nota é resultado de muitas ações realizadas e que envolvem toda a comunidade escolar, incluindo projetos voltados à educação socioemocional. “Nenhuma ação é isolada, tudo faz parte do currículo e todos os membros são extremamente importantes para que o resultado seja apenas uma consequência desta construção”, reforça.

Apesar de ter tido a melhor nota da região, a escola teve uma queda de 0,2, em relação a 2019. A diretora acredita que seja reflexo da pandemia. “Para que possamos manter e melhorar os índices é necessário continuar incentivando as boas práticas, valorizando cada vez mais os docentes, funcionários e a comunidade”, conclui Dorotéa.

Maior crescimento 

E foi a escola Gentil Bonato que mais cresceu no índice do Ideb. A diretora Josiane dos Santos salienta que a nota foi motivo de alegria. “Por nos fazer acreditar que estamos no caminho certo e devido ao reconhecimento do esforço e do comprometimento de toda a equipe”, atesta.

Para ela, o resultado é mérito da equipe docente e da gestão, que proporciona autonomia às escolas e amparo. “Outro fator relevante é a preocupação constante em oferecer a todos os envolvidos um ambiente de trabalho saudável, agradável e harmônico, para que as atividades da escola aconteçam adequadamente e deem bons ‘frutos’”, corrobora.

Rede estadual

A reportagem entrou em contato com a 4ª Coordenadoria de Educação, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.