Por que comprar um cooktop?


Praticidade, espaço e versatilidade: conheça as vantagens do cooktop em cozinhas. Diante de um cenário de praticidade e conforto da contemporaneidade, as casas e apartamentos precisaram se adaptar com equipamentos mais funcionais e compactos, sem deixar de ter qualidade para entregar os mesmos resultados. Pensando nisso, um dos espaços que mais sofreu os impactos dessa transformação foi a cozinha.
Por ser um espaço reservado para bons momentos e muita união familiar, móveis e eletrodomésticos desse ambiente foram reduzidos ou aprimorados. Ainda assim, ela não pode deixar de ser funcional, prática e que atenda às necessidades das pessoas que ali moram (sejam muitas ou poucas).
Dessa maneira, uma das preocupações de quem vai fazer um upgrade, mobiliar ou reformar a cozinha de casa é na disposição dos equipamentos e em como deixar o ambiente ainda mais acolhedor e eficiente. Ao escolher pelo espaço e modernidade, certamente o cooktop entra em cena. Mas por que escolher esse eletrodoméstico?
O cooktop tem função semelhante a do fogão convencional, só que há uma diferença muito determinante para a escolha do primeiro: o tamanho. Como o cooktop não tem o forno embutido em seu conjunto, ele ocupa um espaço muito menor e pode ser instalado em locais que o fogão não cabe. Existem, inclusive, móveis adaptados para instalação de cooktops em espaços diferentes da sua cozinha.
Outro ponto positivo do eletrodoméstico é que ele favorece a otimização do espaço com muita tecnologia e disponibilidade de outras formas de aquecimento, para além do gás. Afinal de contas, o cooktop tem três tipos: gás, elétrico ou por indução. Todos eles contam com sistemas de segurança que evitam acidentes e são favoráveis para cozinhas modernas.
E como o cooktop é uma escolha de muitos brasileiros, na hora de escolher o seu, como acertar na decisão de compra deste eletrodoméstico?
Tipos de cooktop disponíveis no mercado
Há pessoas que preferem o design, outras a funcionalidade, e aquelas que escolhem pela tecnologia e eficiência. Independentemente do motivo, a escolha de um bom cooktop precisa levar vários fatores em conta. Para decidir o melhor, o primeiro passo é fazer um comparativo com as suas necessidades, bem como entender que existem vários modelos no mercado.
O primeiro passo é entender que os cooktops têm variações em seu tamanho. Eles podem ser menores ou maiores, a depender do seu interesse.
Se vão ser instalados em ilhas, na bancada ou então em móveis auxiliares, é importante saber essa informação antes de iniciar a compra.
Outro ponto na escolha pelo tamanho é que o mesmo irá impactar na funcionalidade do equipamento, pois um cooktop, assim como um fogão tradicional, é dividido por queimadores ou bocas, que são por onde sai o calor para aquecer panelas. Quanto mais bocas disponíveis no cooktop, mais alimentos você conseguirá utilizar concomitantemente. Nas Lojas MM, há cooktops de duas, quatro e cinco queimadores.
Já definido o tamanho, o próximo passo é escolher o tipo de cooktop que sua cozinha precisa. O primeiro é o cooktop a gás, que é alimentado, como o nome sugere, por gás. Ideal para quem já tem as instalações necessárias, esse modelo gasta menos energia que os demais, comportando também vários tipos de panela.
O segundo modelo é o cooktop elétrico. Esse modelo necessita apenas de energia elétrica para funcionar, ou seja, é a melhor escolha caso você não tenha a instalação a gás pronta. Sua vantagem é que ele esquenta muito rápido, diminuindo consideravelmente a velocidade de preparo de alimentos. Seu painel costuma ser todo eletrônico e fica super discreto em bancadas de cozinhas mais modernas.
Cozinha com cooktop elétrico é mais clean e segura para preparação de alimentos.
Pexels/Max Vakhtbovycn
Por fim, o último modelo de cooktop é o por indução. O modelo é o mais tecnológico do mercado e, apesar de depender de energia elétrica para funcionar, seu modo de preparo de alimentos é diferente. O calor é gerado através de um campo eletromagnético, conectado entre a superfície do fogão e o fundo da panela. Dessa forma, é necessário ter panelas específicas para o cozimento. Além disso, esse modelo é seguro para preparo de alimentos com crianças e idosos, pois evita queimaduras e acidentes.
Escolha pela suas necessidades
Atualmente, há muitos modelos de cooktop disponíveis no mercado. Para aqueles mais tecnológicos, os modelos de indução são a escolha assertiva. Já para quem quer mais comodidade e já tem instalações preparadas, o cooktop a gás garante a comida tradicional das famílias. A mescla das duas coisas é encontrada nos cooktops elétricos.
Entretanto, independentemente do seu perfil, agora que você já sabe a diferença entre os três modelos, é escolher o que mais se encaixa na sua rotina. Nas Lojas MM você encontra todas as opções que atenderão às suas necessidades.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.