Paciente Neuralink joga Counter-Strike com o poder da mente

Um paciente tetraplégico identificado apenas como Alex tornou-se a segunda pessoa a ter um chip cerebral implantado pela Neuralink, a startup liderada por Elon Musk. Entretanto, isso permitiu a ele controlar o jogo Counter-Strike: Global Offensive utilizando apenas o pensamento, conforme revelado pelo blog oficial da empresa na última semana.

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O chip implantado permitiu que Alex manipulasse o cursor do computador com sua mente em apenas cinco minutos após a conexão do dispositivo com o sistema. Anteriormente, ele utilizava o Quadstick, um dispositivo controlado pela boca, para jogar jogos do gênero FPS.

No entanto, ele revelou que acabava tendo algumas limitações ao utilizar este método. Isso porque o Quadstick permitia somente que ele andasse pelo mapa, sem ser possível se movimentar e mirar simultaneamente.

Com a nova tecnologia da Neuralink, Alex agora pode combinar o uso do Quadstick com o controle mental, possibilitando uma experiência de jogo muito mais fluida e integrada. Foi justamente isso que fez com que ele pudesse jogar apenas utilizando o poder da mente graças ao Neuralink.

“Simplesmente sair correndo é ótimo porque posso olhar para os lados sem precisar mover o Quadstick para esquerda ou direito. Eu posso pensar onde olhar e simplesmente vai. É insano”, relatou Alex sobre sua experiência jogando CS.

Um vídeo publicado pela Neuralink demonstra Alex jogando na mapa Dust2 contra bots. Durante os poucos segundos de vídeo disponibilizado, é possível observá-lo realizando movimentos, pulos e até mesmo conseguindo eliminar adversários.

A empresa também destacou os feitos de Noland Arbaugh, o primeiro paciente a receber o implante cerebral da Neuralink, que conseguiu jogar videogames como Mario Kart e Xadrez usando o chip. Ambos os pacientes são tetraplégicos, e os estudos realizados com Alex indicam avanços significativos na tecnologia de interfaces cérebro-computador.

Segundo a Neuralink, essa tecnologia promete melhorar substancialmente o controle sobre dispositivos digitais, possibilitando que pessoas com severas limitações físicas recuperem maior autonomia em suas atividades diárias.

Fonte: Dust 2

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