Os parques naturais estaduais e federais do Brasil registraram recorde histórico de visitação em 2023, com 15,9 milhões de visitantes, segundo dados do Instituto Semeia. Os números representam 28,4% do potencial de visitação sustentável.
Os dados fazem parte do estudo inédito “Visitômetro dos Parques do Brasil: dados, desafios e boas práticas do monitoramento da visitação“, divulgados na última segunda-feira, 17, a partir da coleta e análise de informações exclusivas junto aos órgãos ambientais nos âmbitos federal e estadual.

Pela primeira vez, relatório compila dados de visitação de parques naturais estaduais e traz um panorama mais preciso da visitação no país.
- Conheça os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil
- Por que, segundo a ciência, você não deve passar o dia sentado
- Sintomas de câncer de pulmão podem aparecer no ombro
- Ilhabela: 3 praias para curtir e relaxar sem gastar uma fortuna
Parque naturais estaduais
De acordo com o estudo, os parques estaduais receberam 4,1 milhões de visitas em 2023, distribuídas por 17 unidades federativas. Os estados com maior fluxo foram São Paulo, com mais de 1 milhão de visitas, e Ceará, com 636 mil.
Em São Paulo, 29 parques receberam visitantes, dos quais 13 tiveram mais de 10 mil visitas registradas. No mesmo ano, 11,8 milhões de visitas foram registradas nos parques nacionais (74% do total).

Dos 308 parques naturais considerados no levantamento, 165 (54%) apresentaram algum tipo de monitoramento do número de visitas no ano de 2023, utilizando diferentes métodos de contagem, seja direta ou por estimativas. Entre o restante, 136 parques (44%) não apresentaram contagem de visitas ou estavam fechados para visitação.
Apenas sete parques (2%) não apresentaram informações para a pesquisa, segundo o Instituto Semeia –organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras.
“Com o levantamento contínuo de informações relacionadas à visitação, é possível direcionar ações voltadas à melhoria da infraestrutura, de modo que os parques atendam tanto aos interesses dos visitantes quanto aos objetivos de conservação ambiental”, diz Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.
Mata Atlântica
Atualmente, o Brasil conta com parques naturais distribuídos pelos sete biomas, que estão espalhados pelos estados do país. Cada um deles oferece uma combinação única de belezas e atrativos naturais para os visitantes. O levantamento mostra que a Mata Atlântica lidera o ranking dos biomas mais visitados em 2023, com mais de 10,4
milhões de visitas.

Este dado está relacionado não apenas à quantidade de parques nesse bioma (153 unidades, quase metade dos parques naturais do País), mas também à alta concentração populacional em suas áreas próximas, especialmente na região Sudeste.
Além disso, a predominância da visitação no bioma está ligada à presença de alguns dos parques nacionais mais visitados, como o Parque Nacional da Tijuca. A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, foi o segundo mais visitado em 2023, com aproximadamente 2,5 milhões de visitas.
Os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil
- Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ) – 4.464.257
- Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu, PR) – 1.800.225
- Parque Nacional de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara, CE) – 1.487.283
- Parque Nacional da Serra da Bocaina (São José do Barreiro, SP) – 715.530
- Parque Nacional de Fernando de Noronha (Fernando de Noronha, PE) – 618.238
- Parque Estadual do Cocó (Fortaleza, CE) – 598.748
- Parque Estadual Jaraguá (São Paulo, SP) – 457.330
- Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna (Belém, PA) – 451.295
- Parque Estadual Dunas do Natal (Natal, RN) – 408.320
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão) – 408.235