Tomou posse na noite desta quinta-feira (20) a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São Leopoldo (OAB/SL). O evento ocorre no Anfiteatro Padre Werner, da Unisinos, desde as 19h.
A nova diretoria é composta pelo presidente Arthur Orlando Dias Filho, a vice-presidente Jucemara Toffoli, o secretário-geral Fábio Leopoldo Lara, a secretária-geral adjunta Karinie Gall Baptista e o tesoureiro Roberto Luís Hupfer, e 24 conselheiros.
A subseção São Leopoldo, que compreende também o município de Portão, conta com cerca de 1,7 mil advogados inscritos. Na cerimônia de posse, estão presentes diversas autoridades e representantes de entidades locais.
Qualidade dos serviços como prioridade da gestão
O novo presidente, Dias Filho, destaca que sua gestão deve ser focada em proporcionar um serviço de qualidade na subseção de São Leopoldo.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois reunimos em nossa diretoria advogados e advogadas de alta capacidade técnica, das mais diversas áreas do direito e que estão preparados para entregar muito à nossa advocacia e, da mesma forma, à nossa sociedade, especialmente por meio da realização de palestras, workshops, seminários, tratando de temas da atualidade que impactam diretamente no dia a dia das pessoas.”
LEIA MAIS: Municípios da região concentram mais de mil processos por danos causados pelas enchentes
O dirigente afirma que sua gestão já debate um planejamento para suprir o déficit de magistrados, já citado em entrevista ao Jornal VS. “A estratégia passa pelo trabalho em conjunto que temos com a nossa seccional, liderada pelo presidente Lamachia”, explica.
“Já estamos pautando o assunto junto à direção do Tribunal de Justiça, sobre a imperiosa necessidade de que seja suprido este déficit de magistrados nas nossas comarcas, situação que traz imensos prejuízos aos nossos jurisdicionados e a própria advocacia, que ficam anos aguardando por uma solução de suas demandas”, prossegue.
Além disso, Arthur Orlando Dias Filho destaca que pretende promover uma escuta às demandas dos membros da comarca. “No primeiro ano está previsto a realização de uma assembleia geral da nossa advocacia, em que reuniremos colegas de São Leopoldo e Portão, para nos apropriarmos das principais necessidades do momento e atuarmos de forma mais efetiva na busca das soluções”, diz.
Expectativas para o triênio
Também presente, o presidente reeleito da OAB/RS, Leonardo Lamachia, comenta suas expectativas para o triênio que se inicia. “Nós estamos enfrentando um momento difícil na advocacia brasileira e não é diferente aqui no Rio Grande do Sul. A minha expectativa é superarmos esse momento como fizemos nos últimos três anos. Nós temos demandando o Tribunal de Justiça, a corregedoria, temos buscado junto com as forças vivas da sociedade civil organizada e dos demais poderes para que São Leopoldo tenha todas as suas varas completas com magistrados, e Portão também.”
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP
O prefeito Heliomar Franco destacou: “Eu mesmo sou membro da OAB e vejo nessa categoria uma esperança da democracia do Brasil, Estado e do município também. São pessoas que representam o direito à liberdade, o direito ao patrimônio e à dignidade humana”, elogia. “Essa aproximação que nós temos com a OAB nos faz acreditar que a gente pode construir uma cidade melhor”, completa.
O prefeito de Portão, Kiko Hoff, também presenta na cerimônia, destacou a parceria já existente com a comunidade. “Quero agradecer toda a OAB e à seccional de São Leopoldo, que nos ajudou a ter alguns juízes espetaculares em nossa comarca, mais dois promotores do Ministério Público. Assim a gente constrói uma cidade, com a união de todos.”