A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que iniciou na terça (18) e segue nesta quinta (20), na Fenac, em Novo Hamburgo, traz entre os destaques desta edição a as tendências do couro e sua relação com a sustentabilidade.
O viés foi apresentado na edição do Fórum CICB, realizado na tarde de ontem (19), pelo projeto Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e é vivenciado na prática por empresas da região.
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
VEJA TAMBÉM: FIMEC: Argentinos “invadem” feira coureiro-calçadista; saiba o que motiva os hermanos
“O couro por si já é sustentável por ser um subproduto da indústria da carne. Recentemente adquirimos a certificação Leather Working Group (LWG), nos preocupamos em sempre estar atualizados a todas as normas”, conta a gerente comercial da Couro e Arte, de Lindolfo Collor, Fernanda Camelo.
O curtume de Lindolfo Collor traz como referência em moda o animal print e couros com pelo. “Este é um outro motivo que escolhemos participar da Fimec, pela questão da moda”, explica Fernanda, que fala também sobre as visitações. “É nossa primeira vez na Fimec e está sendo muito positivo, temos novos contatos para negócios. Queremos incentivar outros curtumes a estarem já na próxima edição.”
Tendência e tecnologia
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
O animal print também faz parte das tendências apresentadas pela Couroquímica, com matriz em Franca (SP), assim como outras novidades. “Trazemos tendências novas e este ano veio também muito forte os transfers (aplicação de desenhos) e uma tecnologia nova chamada metalizado pixel”, relata o representante comercial William Andrade, que atende os clientes juntamente com o gerente comercial Odair Moscardini.
Alguns produtos estão expostos no estande para que os compradores possam ver o uso do couro nos calçados, como a bota com o couro Texas. Uma das marcas que utiliza o couro da empresa, e faz parte do mesmo grupo, é a Carmem Steffens.
A sustentabilidade é marca registrada na indústria de Franca. “Somos um dos únicos curtumes na cidade a ter selo gold LWG, que é o nível máximo da certificação”, destaca Andrade.
A Fimec segue na quinta-feira (20), das 13h às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.