Objeto espacial 30 mil vezes maior que a Terra surpreende cientistas pela supervelocidade

Cientistas da NASA, com a ajuda de astrônomos cidadãos, descobriram um objeto espacial que está atravessando a Via Láctea a uma velocidade espantosa de um milhão de milhas por hora. Batizado de CWISE J1249, estima-se que este objeto seja quase 30.000 vezes maior que a Terra.

O objeto espacial ao lado do Sol, em meio à céu estrelado

Objeto espacial que está atravessando a Via Láctea a uma velocidade espantosa de um milhão de milhas por hora – Foto: Observatório WM Keck/Divulgação/ND

Para se ter noção da velocidade, uma viagem da Terra à Lua levaria menos de 15 minutos.

A descoberta foi realizada por participantes do projeto “Backyard Worlds” da NASA, que utiliza a colaboração do público para analisar imagens do espaço e identificar novos planetas e objetos celestes.

Imagem da Via Lactéa em meio a espaço estrelado

O objeto passará pela Via Lactéa em questão de minutos – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Um dos participantes, Martin Kabatnik, relatou a emoção da descoberta: “Não consigo descrever o nível de entusiasmo. Quando vi pela primeira vez a velocidade com que ele se movia, tive certeza de que já havia sido relatado”.

Objeto espacial é superveloz e cientistas acreditam que ele poderá sair da Via Láctea em minutos

Ainda não se sabe ao certo o que ele é, mas a principal teoria é que se trata de uma “anã marrom”.

Imagem de anã-marrom em meio a espaço estrelado

Cientistas acreditam que o objeto espacial seja uma anã marrom tem uma massa equivalente a 8% da do Sol, ou 80 vezes a de Júpiter – Foto: NASA/Divulgação/ND

Para quem não sabe, as anãs marrons são objetos celestes maiores que planetas, mas menores que estrelas, e não possuem massa suficiente para iniciar a fusão nuclear que caracteriza uma estrela.

No entanto, a NASA destaca que nenhuma outra anã marrom conhecida está em rota para fora da galáxia, tornando a descoberta ainda mais intrigante.

Os cientistas também especulam que o CWISE J1249 seja bastante antigo, possivelmente pertencente a uma das primeiras gerações de estrelas da Via Láctea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.