Começou. O lançamento que vai mexer com o mercado de automóveis no Brasil em 2025 já está em produção na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP). O SUV de entrada Tera chega para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian, na faixa entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, aproximadamente. Na linha VW, ficará posicionado entre Polo e Nivus.
Foto: Divulgação/VW
Não é à toa que a Volkswagen considera o Tera o mais importante lançamento dos últimos anos para a América Latina. Especialistas avaliam que o carro tem potencial para um sucesso semelhante ao do Gol, que marcou época no Brasil. As vendas devem começar em abril e, as entregas, em maio.
No segundo semestre o modelo chega aos mercados da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além da África. A proposta da montadora alemã é “democratizar o segmento de SUVs”, do qual é líder no Brasil com os novos T-Cross e Nivus. Somados com Taos e Tiguan, os modelos já venderam 26 mil unidades em 2025 (até 13 de março).
Foto: Divulgação/VW
O Gol
Com 42 anos de produção ininterrupta, até 2023, o Gol foi líder de vendas no Brasil por 27 anos e o modelo mais produzido do País (mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e na Anchieta, em São Bernardo do Campo) e o mais exportado (mais de 1,5 milhão de unidades embarcadas).
O Polo
O VW Polo, produzido atualmente em Taubaté, é o carro de passeio mais vendido do Brasil e líder entre os hatches, com 16.457 unidades já emplacadas neste ano (até 13 de março). Em 2024, o VW Polo foi também o veículo mais vendido da América do Sul, considerando todos os segmentos, com 161.503 unidades emplacadas.