Uma operação contra o crime organizado no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, acabou em confronto entre agentes da segurança pública na noite desta quinta-feira (13). Um inspetor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) foi baleado na perna por um guarda civil municipal.
Foto: Divulgação
Conforme informações preliminares, agentes do Denarc estavam em uma casa, com drogas e presos, quando teriam sido surpreendidos por guardas que chegaram pelos fundos. “Polícia”, teria gritado um servidor municipal, e logo disparado.
Leia mais: VÍDEO: Resort de alto luxo é atingido por incêndio na Serra
Um tiro atingiu um inspetor, que foi socorrido ao Hospital Centenário. No entorno da casa de saúde, se formou um ambiente tenso. A Polícia Civil estaria tentando prender em flagrante o guarda, que era protegido por colegas. Houve confusão entre os servidores das instituições, que resultou em um carro da GCM batido na parte frontal.
“Cheguei agora. Estamos nos inteirando. A gente está vendo primeiro a questão da saúde. Ainda não sei como foi o evento”, declarou o delegado Adriano Nonnenmacher, que responde pela direção de Investigações do Denarc. A bala transfixou a perna. O inspetor está em situação estável e talvez não seja necessária cirurgia.
O guarda foi levado para depoimento à sede do Denarc, em Porto Alegre, onde será avaliada prisão em flagrante por tentativa de homicídio. O caso deve ser conduzido pela Delegacia de Homicídios de São Leopoldo.
Foi apurado que, enquanto os agentes do Denarc executavam a operação na casa, moradores do Arroio da Manteiga chamaram a GCM para denunciar movimentação suspeita no imóvel. Os guardas foram ao local pensando que iriam deparar com criminosos e acabaram entrando em conflito com os policiais civis.