O projeto para a construção do Porto Meridional, em Arroio do Sal, teve um passo importante nesta semana. Na quarta-feira (12), houve a entrega da prévia do estudo ambiental em Brasília.
Foto: Niege Neves/Senado Federal
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O encontro ocorreu na sede do Ibama e contou com a presença do presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, do senador Luis Carlos Heinze (PP), do deputado estadual Issur Koch (PP), do diretor da DTA Engenharia, Daniel Kohl, do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, do ex-deputado federal Fernando Carrion, de diretores da empresa Porto Meridional e do senador Hamilton Mourão (Republicanos).
A reunião representou um novo avanço para o início das obras, com a versão definitiva do estudo ambiental prevista para ser protocolada ainda neste mês. O presidente do Ibama afirmou que a análise do projeto será prioridade.
“Sabemos da importância dessa iniciativa para o estado e vamos acelerar a avaliação do Porto Meridional”, afirmou Agostinho. Ele também disse que o empreendimento está alinhado à nova lei de cabotagem e ao cenário de reconstrução econômica do Rio Grande do Sul após os recentes desastres climáticos.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional na Assembleia Legislativa, o deputado Issur enfatizou que a nova estrutura portuária complementará o Porto de Rio Grande, sem representar uma concorrência.
“Vamos recuperar empresas e negócios que deixaram de operar no RS. Essa obra representa um divisor de águas para o desenvolvimento do nosso Estado e do Litoral Norte. É um projeto estratégico que vai impulsionar a economia e fortalecer nossa infraestrutura logística”, diz.
O projeto vem avançando em etapas decisivas. Em janeiro deste ano, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou o contrato que autoriza a exploração do terminal de uso privado (TUP).
Na ocasião, o ministro classificou o empreendimento como “transformador para a matriz econômica do Estado”, reforçando seu potencial para o crescimento industrial e logístico do Rio Grande do Sul.
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Investimento e empregos
O novo porto tem investimento em infraestrutura estimado em R$ 1,3 bilhão e movimentará cargas de granel sólido, líquido e gasoso, além de contêineres e carga geral, gerando mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos. O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, enfatizou que os impactos positivos do porto se estenderão por todo o estado e reforçou que o município já trabalha em ajustes no Plano Diretor e no sistema de esgotamento sanitário para viabilizar o empreendimento.