Como apoio de Barack Obama a Kamala Harris pode influenciar eleições nos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou apoio a Kamala Harris na corrida presidencial que acontece no país em 2024. A sinalização positiva do democrata era esperada desde a desistência de Joe Biden, no domingo (21), já que Obama é um importante nome do partido.

Kamala Harris e Barack Obama em 2022 na Casa Branca – Foto: Reprodução/Kenny Holston/TNY/ND

Apesar dos dias em silêncio, Obama publicou em seu perfil do X – antigo Twitter – que ligou para Kamala no início da semana. A nota foi acompanhada de um vídeo da vice-presidente atendendo Barack e Michelle Obama.

“Oh, meu Deus. Michelle, Barack, isso é tão importante para mim”, respondeu ela, no vídeo.

“No início desta semana, Michelle e eu ligamos para nossa amiga @KamalaHarris . Dissemos a ela que achamos que ela seria uma fantástica Presidente dos Estados Unidos e que ela tinha todo o nosso apoio. Neste momento crítico para o nosso país, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que ela ganhe em novembro. Esperamos que você se junte a nós”.

Como o apoio de Barack Obama pode influenciar eleições?

O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi considerado histórico para o país, já que foi o primeiro afro-americano a assumir a liderança da Casa Branca.

Lá, ele permaneceu por dois mandatos, de 2009 a 2017. Um dos pontos fortes de seu governo foi o “Obamacare”, programa que reestruturou a saúde dos Estados Unidos e permitiu que mais pessoas de baixa renda conseguissem contratar um plano de saúde, já que no país a saúde funciona de maneira privada.

A área econômica de Obama também deixou feitos grandiosos: injetou U$ 800 bilhões na economia do país, aumentou o PIB e diminuiu a taxa de desemprego de 10% para 4,6%.

Michelle e Barack Obama – Foto: Divulgação/Facebook

A reeleição nos EUA só é permitida uma vez. Depois que transferiu o governo para Donald Trump, ele continuou morando com a família em Washington e continuou atuando no partido como cabo eleitoral.

A importância de Obama para o partido e sua influência como líder o fazem um importante aliado na campanha de Kamala, pois ele pode influenciar a opinião de quem continua relutante em transformá-la em candidata oficial à presidência e até os eleitores dos estados pêndulos, que devem definir o resultado.

Quem é Kamala Harris

Kamala Harris é a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência indiana a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.

Além disso, é a quarta mulher a integrar uma chapa presidencial de um grande partido.

Ela nasceu em 20 de outubro de 1964, em Oakland, Califórnia. Filha de imigrantes, sua mãe, Shyamala Gopalan, era uma pesquisadora de câncer de mama de origem indiana, e seu pai, Donald Harris, é um economista jamaicano.

Kamala Harris arrecadou mais de R$ 270 milhões para campanha presidencial em menos de um dia – Foto: X/ Reprodução/ ND

Formou-se em Ciências Políticas e Economia pela Universidade de Howard e obteve seu diploma de Direito pela Universidade da Califórnia.

A carreira de Kamala começou em 1990, quando se tornou promotora no condado de Alameda, Califórnia. Em 2003, foi eleita procuradora-distrital de São Francisco.

Em 2010, foi eleita procuradora-geral da Califórnia, tornando-se a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar essa posição. Em 2017, foi eleita senadora pela Califórnia, ganhando destaque nacional.

Seu desempenho em debates, inclusive contra o próprio Biden, mostrou quem é Kamala Harris. Embora não tenha obtido apoio suficiente para vencer a disputa interna do partido.

Quando Biden começou a escolher seu vice, ele procurava uma mulher, preferencialmente negra, para enfatizar a diversidade do partido e do país. Na época, Harris era um nome forte, com Elizabeth Warren e Stacey Abrams.

Em agosto de 2020, Biden escolheu Kamala Harris como sua vice na chapa presidencial. Ao aceitar o convite, ela afirmou se sentir “incrivelmente honrada e pronta para trabalhar”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.