Adeus, herpes! Nutricionista dá 4 dicas de ouro para acabar com as incômodas feridas

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 70% da população mundial já entrou em contato com o herpes, vírus que pode afetar a pele, cavidade oral, lábios, olhos e os órgãos genitais. Apesar de não ter cura, a reativação do vírus pode ser evitado.

Descubra como tratar a herpes com dicas de uma especialista – Foto: Dr. Herrmann via Public Health Image Library of the Centers for Disease Control and Prevention

Segundo Amanda Figueiredo, nutricionista especializada em nutrição funcional, “depois do primeiro contato com o vírus do herpes, ele fica adormecido no nosso organismo e pode ser reativado quando a nossa imunidade cai, seja por stress ou por falta de ácido clorídrico no estômago”.

Para ajudar na prevenção e no manejo das lesões, Amanda sugere o uso de um suplemento chamado Glezina. “Esse suplemento ajuda a bloquear a arginina, que é um outro aminoácido que atua em favor do herpes, tornando-se um recurso fantástico para quem sofre com essa condição”, afirma.

Como acabar com o vírus do herpes segundo a nutricionista:

  1. Alimentos anti-inflamatórios: incluir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir a inflamação associada aos surtos de herpes. Isso inclui frutas e vegetais coloridos, como mirtilos, cerejas, espinafre, brócolis e couve.
  2. Ômega-3: ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordurosos (como salmão e sardinha), sementes de linhaça e nozes, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a modular a resposta imunológica.
  3. Vitaminas e minerais: certas vitaminas e minerais desempenham papéis importantes na função imunológica, como vitamina C, vitamina D, zinco e selênio. Incluir fontes alimentares desses nutrientes pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar na resposta ao vírus.
  4. Lisina: este aminoácido foi sugerido como um potencial auxiliar na prevenção de surtos de herpes. Alimentos ricos em lisina incluem carnes magras, peixes, laticínios, legumes e certas frutas.

Como acabar com as crises de herpes

Chá de alcaçuz ajuda a amenizar os sintomas da crise – Foto: Pixabay/ND

Para aqueles que estão enfrentando uma crise de herpes ativa, Amanda recomenda o uso de chá de alcaçuz, lavanda e própolis. “Coloque ainda de 3 a 4 gotinhas de própolis 3x ao dia na lesão”, conclui.

Como o herpes é transmitido?

Segundo o manual MSD, há dois tipos de vírus do herpes simples. Ambos são disseminados por contato físico com uma pessoa infectada. O vírus do herpes simples se dissemina com muita facilidade.

Os meios mais comuns de disseminação são pela tosse, beijo, relações sexuais e compartilhar objetos como toalhas ou lâminas de barbear com uma pessoa infectada.

O vírus pode ser disseminado ao compartilhas objetos de uso pessoal – Foto: Reprodução

De acordo com o manual, é mais provável contrair herpes de uma pessoa se ela tiver ulcerações. No entanto, as pessoas infectadas podem, por vezes, disseminar o vírus quando não têm ulcerações.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira a publicação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Amanda Figueiredo| NUTRI FUNCIONAL INTEGRATIVA (@amandafigueiredo.nutri)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.